Plantio Global 2023 aconteceu no Instituto Biológico

21/03/2023


Cento e cinquenta mudas de diferentes tipos de árvores foram plantadas nos gramados do Instituto Biológico na manhã de domingo, 19, dentro do projeto Plantio Global 2023, que reúne pessoas de todas as idades e tem apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), pois a ação está dentro da agenda 2030.

Esta foi a 5ª edição do Plantio Global, que foi idealizado pelo ambientalista e bacharel em ciências da computação pela USP, Sérgio Shigeeda. “Nós plantamos pessoas. Então, o que fazemos aqui é tentar colocar a educação ambiental em todos os presentes”, disse Sérgio durante breve fala no evento.

As mudas foram plantadas da seguinte forma: Setor 1: 10 uvaia, 10 jabuticaba, 10 Guabiju, 10 pau formiga; Setor 2: 10 goiaba; Setor 3: 10 Uvaia, 10 jabuticaba; Setor 4: 10 Guabiju, 10 goiaba, 10 Uvaia; Setor 5: 10 jabuticaba, 10 Guabiju, 10 goiaba; Calçada verde: 20 sibipiruna.

“São Paulo é um país e temos que trabalhar pelo verde que é muito importante. Estamos na 5ª edição deste Plantio Global e é uma gotinha no oceano o que fazemos - o CADES Vila Mariana – aqui. Mas temos que gerar uma “invejinha” boa, para que outros CADES regionais, outras subprefeituras, olhando este trabalho bacana que estamos fazendo aqui, repliquem isso e novas sementes sejam jogadas em toda a cidade”, contou o secretário adjunto do Verde e do Meio Ambiente, Carlos Vasconcelos.

O Plantio Solidário é uma ação comunitária e colaborativa que reúne uma grande variedade de grupos de cidades do Brasil e do mundo que já realizaram plantios urbanos arbóreos em suas localidades para que, juntos, possam plantar e deixar a cidade cada vez mais verde.

A ação foi idealizada em 2017 pelo Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz (CADES) da Subprefeitura da Vila Mariana em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Fórum Agenda 2030, a Horta Comunitária da Saúde e o Instituto Ecobairro Brasil, além de uma série de outros coletivos e iniciativas que colaboraram com oficinas e ações educativas que aconteceram simultaneamente ao plantio.

“A gente tem que celebrar porque este é um momento no qual as pessoas não imaginam a importância. Precisamos agir. Mostrar uma forma prática de diminuir a emissão de gases na atmosfera. Aqui colocamos a mão na massa com um pessoal que trabalha de forma voluntária e super dedicado. Então este plantio é muito significativo, pois agimos em prol do meio ambiente. Ensinamos as pessoas a amarem a terra em que a gente vive e da qual dependemos”, contou em entrevista à equipe de reportagem do Jornal Ipiranga News, Célia Wolff, bibliotecária e suplente do CADES da Vila Mariana.

O evento busca também incentivar e inspirar a criação de novos grupos para que, de maneira integrada, sejam realizados plantios em uma determinada data, motivando através da ação a ampliação e conscientização de práticas ambientais, assim como a viabilização da troca de experiências e conhecimento, e ainda a possibilidade de auxílio para a construção de políticas públicas para o setor.

Dentre outros membros da sociedade civil e política importantes, Gilberto Natalini, ex-vereador e médico, esteve presente na 5ª edição do Plantio Global.
Conhecedor ativo das causas ambientais, ele salientou suas atividades a favor da preservação e do cuidar do meio ambiente, além da importância de iniciativas que motivam o cuidar da natureza.

“Há muitos anos que tenho a causa do meio ambiente em minha pauta. Luto muito pela preservação e recuperação da natureza. Fui eu quem denunciei e fiz o dossiê contra o desmatamento na beira da represa, onde o crime organizado destruiu muita coisa, onde quase duas milhões de árvores foram derrubadas.
Então, estamos na luta, resistindo contra a devastação, destruição do verde e ajudando a recuperação. Este plantio é um ato de recuperação da cobertura verde da cidade de São Paulo. É um Plantio Global. Está acontecendo no mundo inteiro. Fazemos plantios todos os dias e aqui toda a comunidade se junta para colocar as árvores no chão”, disse Natalini.

Notada a grande importância e relevância do Plantio Global, as edições de 2017, 2018 e 2019 contaram com a participação de vários países como, por exemplo, Austrália, Eslovênia, Espanha, Equador, EUA, França, Japão, Inglaterra, Itália e México e mais de uma centena de cidades em diferentes estados do Brasil.