UGT e SECSP participam de manifestação de conscientização em loja do McDonald’s

24/03/2023


A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo participaram, na manhã desta quinta-feira (23) de um ato em frente ao McDonald’s, na Av. Ibirapuera. A ação, que faz parte da campanha global Sem Direitos Não É Legal, teve como foco a abordagem de Rogério Barreira, presidente de operações da divisão Brasil da Arco Dorados, empresa responsável pela operação da maioria das lojas da empresa no país.


O objetivo da manifestação foi a de conscientizar Rogério sobre as contínuas denúncias que funcionários e ex-funcionários da empresa fazem sobre assédio moral, sexual, racismo e LGBTQIA+fobia nas unidades da rede em todo o Brasil.


A campanha Sem Direitos Não É Legal é uma iniciativa da SEIU, Sindicato norte americano e, ao longo dos anos, vem denunciando casos de exploração contra os trabalhadores e trabalhadoras em empresas de fast-food em todo o mundo.


No ato, foram distribuídas cartilhas contendo orientações para que os funcionários do setor de fast-food, sobretudo os trabalhadores do McDonald’s, possam se proteger de práticas abusivas e reivindicar seus direitos.


Marinaldo Medeiros e Josimar Andrade, diretores do Sindicato dos Comerciários de SP estiveram no ato e representaram a UGT que, diante dos inúmeros casos de desrespeito à legislação trabalhista, já apresentou denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT), contra a empresa Arcos Dourados Holdings, operadora da marca McDonald ‘s em 20 países da América Latina e do Caribe.


“Gostaríamos de não precisar mais fazer manifestações assim, o que significaria que a empresa passou a respeitar a nossa legislação, mas não é o que vem acontecendo. Infelizmente, apesar da decisão do MPT de 2022, que determinou a abertura de inquérito civil para apurar denúncias de práticas abusivas, percebemos que os problemas continuam”, explicou Josimar Andrade.


A ação contou com a presença de Alessandro Torres da Mota e Divino Alfredo da Silva, respectivamente, presidente e secretário Geral do Sinttel-Go, assim como o apoio de entidades como Conascon e Siemaco