Inclusão dos não brancos no mercado de trabalho

O Sindicato fez em 2003 o primeiro acordo no País para a inclusão de não brancos no comércio. Ao ser o pioneiro na luta pela igualdade de oportunidade no mercado de trabalho, o Sindicato ampliou sua ação sobre a questão Étnica no seu sentido mais amplo. Isso significa a luta por uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais onde as pessoas possam ser tratadas em condições iguais, independentemente de raça etc.

 

Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

O Sindicato  está empenhado na missão de participar e colaborar na promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Reforçando ações junto às empresas que visem à redução das incapacidades, ao desenvolvimento das potencialidades e de habilidades pelo trabalho e à integração social.

 

Mulher 

O Sindicato atua no controle e planejamento de ações, que objetivam apoiar projetos e políticas públicas de caráter preventivo, educativo e de capacitação que garantam os direitos da mulher e eliminem a violência e discriminação na sociedade e no mercado de trabalho.

 

LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros)

O Sindicato apoia projetos de fortalecimento de instituições públicas e não-governamentais que atuam na promoção da cidadania homossexual e/ou no combate à homofobia, com a luta pelo direito à dignidade, da igualdade de oportunidades, tratamento, respeito e pelo combate a todas as formas de discriminação à diferença.

 

Inclusão dos Moradores em Situação de Rua 

O objetivo do Sindicato é promover a inclusão dos moradores em situação de rua com ações afirmativas e de inclusão desses cidadãos no mercado de trabalho, através do café de sensibilização com empresários para manter parcerias com a iniciativa privada e com o setor público para a criação de novos postos de trabalho.

 

Trabalho Infantil e Jovem Aprendiz

Os temas que ocupam cada vez mais a agenda nacional e internacional exigem dos movimentos sindicais uma reflexão cuidadosa com relação às suas consequências e às estratégias sindicais para o seu combate. O papel do Sindicato é fortalecer esses movimentos contra o trabalho infantil, por meio de discussão e elaboração de manifesto/reinvindicação aos órgãos competentes. 

 

Ponte Brasilitália

Associação Ponte Brasilitália teve início em 1992, resultado da parceria entre o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e o Sindicato dos Aposentados da Itália (UIL Pensionati). O Projeto oferece cidadania a aproximadamente 250 crianças e adolescentes carentes, de 7 a 17 anos, da comunidade Vila Dalva, no Rio Pequeno, São Paulo, com aulas de italiano, informática e reforço escolar, além de oficinas de pintura em papel e tecido, artesanato, capoeira, aulas de coral e instrumentos musicais, como violão e violino. 

A Associação tem o objetivo de sociabilizar, integrar as crianças e adolescentes tanto na área familiar e educacional quanto na área do lazer, cultura e entretenimento. O Sindicato também oferece às crianças assistidas atendimento médico e odontológico.

 

Orientação ao Combate às Drogas

Com o slogan “DROGAS? TIRE ISSO DA SUA CABEÇA!”, o Comitê de Aconselhamento sobre álcool e drogas do Sindicato possui profissionais capacitados para orientar trabalhadores e familiares que têm problemas com álcool, tabaco e outras drogas a se livrarem do vício.