APOSENTADORIA E VELHICE DECENTE

Natal Leo

Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT


11/12/2014

Nas últimas décadas o município de São Paulo, como todo o Brasil, passa por um aumento sustentável da expectativa de vida de seus munícipes. As causas repousam na redução da mortalidade infantil, nos avanços da medicina e na redução da taxa de fecundidade, dentre outros.

 

Na contramão desse avanço está à limitação das iniciativas de políticas públicas que mantenham ou reintegrem os aposentados idosos no mercado de trabalho para geração de renda; neste sentido entendemos que uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos SINDIAPI/UGT e a SDTE poderão contribuir na inserção produtiva deste segmento populacional que é um numero significativo no município de São Paulo.

 

A proposta é elaborar um projeto que a partir dos conceitos da economia solidária e operando em segmentos que permita aos aposentados e idosos se capacitar, constituir cooperativa ou seu próprio negócio. Além desses parâmetros deve ser priorizado o aproveitamento das características regionais, a fixação dos aposentados e idosos na sua comunidade e os requisitos que atestam a vulnerabilidade dos participantes.

 

Os espaços públicos dos CAT’s podem ser utilizados como locais de capacitação, os mercados e as feiras livres podem ser os locais de comercialização dos produtos produzidos.

 

Podemos propor a Secretaria Nacional de Economia Solidária para ser um parceiro estratégico, tanto em termos de conteúdos de recursos financeiros (verificar existência de programas). Bem como o SEBRAE (o SINDIAPI/UGT tem contatos nele) também pode contribuir na capacitação com os conteúdos de gestão de negócios; gostaríamos também que as Secretarias de Saúde, Mulheres, Educação, Assistência Social e Subprefeituras sejam parceiras no Projeto.

 

Este foi o motivo da solicitação do SINDIAPI/UGT da agenda com o Secretario da SDTE para expor nossa ideia e a verificação da viabilidade deste projeto voltada para os aposentados e idosos do município de São Paulo.