Metroviários de SP descartam greve nesta terça-feira

24/05/2016

Em assembleia na tarde desta segunda-feira (23), os metroviários recusaram a proposta de reajuste oferecida pelo Metrô, mas descartaram paralisar os serviços a partir da manhã desta terça (24). Uma nova rodada de negociações deve ocorrer nos próximos dias.

 

Nesta tarde, representantes do Sindicato dos Metroviários e do Metrô se reuniram no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para a primeira audiência de conciliação.

A categoria pede 10,82% de reajuste mais 6,59% de aumento real. O Ministério Público do Trabalho sugere que reajuste salarial acompanhe o Índice de Preços ao Consumidor (IPC/Fipe), que está em torno de 10,3%. Já a proposta do Metrô é de 7,5% de reajuste.

 

Uma nova audiência foi agendada para o próximo dia 31 de maio, às 13h30. Até lá, haverá mais duas reuniões de negociações entre as partes, nos dias 24 e 30, quando serão discutidos todos os pontos da campanha salarial, inclusive intervalo intrajornada, pagamento de 13º salário, adicional de horas extras, dentre outros.

 

Em caso de greve, o desembargador Willy Santilli concedeu, durante audiência desta segunda, liminar que determina a manutenção de 80% do efetivo em horário de pico e 60% nos demais períodos.

 

CPTM

Os quatro sindicatos que representam os trabalhadores ferroviários aceitaram, na noite desta segunda-feira (23), a primeira proposta de reajuste feita por representantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A greve da categoria estava programada para esta terça. Com o acordo, não haverá paralisação.

 

Fonte: G1