Contabilidade financeira ou fiscal? Veja qual escritório procurar

29/06/2016

Contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio das entidades, seus fenômenos e suas variações. Ela registra os fatos e atos de natureza econômico-financeira e estuda as consequências da dinâmica financeira. Quem conclui o curso de nível superior de ciências contábeis recebe o diploma de bacharel em ciências contábeis. Para receber a titulação de contador, o bacharel deve fazer um exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.  

 

Existem vários tipos de contabilidade. Cada especialidade foca em um ramo específico da área. Você precisa de um contador, mas não sabe exatamente qual profissional ou qual empresa de contabilidade procurar e contratar? Então conheça as diferenças entre eles.

 

1) Contabilidade financeira: representa ações benéficas ao direcionamento da gestão financeira do capital aplicado às organizações e gera dados suficienes para a elaboração das demonstrações financeiras.

 

2) Contabilidade fiscal: apura e concilia a geração de tributos de uma entidade. Baseia-se nas normas fiscais estabelecidas pela lei de cada país e contempla o registro das operações para a apresentação de declarações e o pagamento de impostos.

 

3) Contabilidade governamental: registra, controla e demonstra os fatos que afetam o patrimônio da União, dos Estados e Municípios, e suas respectivas autarquias e fundações. Esse tipo de contabilidade tem, entre outros objetivos, determinar os custos dos serviços industriais, permitir o acompanhamento da execução orçamentária, e registrar os fatos contábeis ligados à administração orçamentária, financeira e patrimonial.

 

4) Contabilidade rural: estuda o patrimônio rural, como ativos (cabeças de gado, tratores, defensivos agrícolas), passivos (dívidas trabalhistas e empréstimos bancários), além do patrimônio líquido (capital, reservas).

 

5) Contabilidade imobiliária:  estuda as formas de valorização e desvalorização dos imóveis.

 

6) Contabilidade gerencial: identifica, interpreta, mede e analisa as informações financeiras usadas pela administração para efeitos de planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização. Esse tipo de contabilidade está relacionado ao fornecimento de informações para os responsáveis pela direção e controle das operações da empresa.

 

7) Contabilidade tributária: trabalha na administração de tributos de uma empresa, por meio da aplicação de conceitos, princípios e normas básicas da contabilidade e da legislação tributária. 

 

8) Contabilidade de custos: produz informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, auxilia no planejamento e controle das operações e na tomada de decisões, além de tornar possível, da forma mais criteriosa possível, a alocação dos custos de produção aos produtos.

 

Fonte: Brasil Econômico