Conta de luz fica mais barata a partir de segunda

01/07/2016

As tarifas da distribuidora Eletropaulo vão ficar mais baratas a partir da próxima segunda-feira. A redução, aprovada na terça-feira (28) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), será de 7,27% para os consumidores residenciais, 9,74% para as indústrias e 7,30% ao medidores de baixa tensão.

 

A concessionária atende cerca de 6,9 milhões de unidades consumidoras na Grande São Paulo. Segundo o relator da proposta, o diretor da Aneel André Pepitone, contribuíram para a redução o custo de compra de energia, que caiu 6,42%,  e o valor total dos encargos setoriais, com recuo de 8,89% em comparação com os valores referentes ao reajuste anterior.

 

O principal responsável pelo barateamento na produção foi a Usina de Itaipu, por causa das chuvas que encheram os reservatórios nos últimos meses. Além disso, segundo o site do jornal “O Estado de S.Paulo”, a Eletropaulo conseguiu substituir contratos bilaterais mais caros por outros mais baratos, reduzindo o custo de seu mix de energia.

 

Ainda segundo a agência ligada ao governo federal, o reajuste das tarifas de energia elétrica é calculado com base na variação de custos associados à prestação do serviço.

 

Essa conta  leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição são atualizados sempre com base no IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), cuja variação é medida pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Bandeira verde/  Na segunda-feira, a Aneel já havia sinalizado que a bandeira tarifária permanecerá na cor verde durante o mês de julho. Isso significa que não haverá cobranças extras nas contas de luz pelo uso de termelétricas. Será o quarto mês consecutivo sem a taxa extra na fatura de energia.

 

 

Fonte: Diário de São Paulo