Via Varejo investe R$ 13 mi em dois novos centros de distribuição e entreposto

04/07/2016

A Via Varejo, empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA), investiu R$ 13 milhões em dois novos Centros de Distribuição (CDs), localizados em Hidrolândia (GO) e no Rio de Janeiro (RJ), além da construção de um entreposto em João Pessoa (PB) e a ampliação do CD de Cachoeirinha (RS). O objetivo é aprimorar o nível de serviço das lojas Casas Bahia e Pontofrio nestas regiões, além de gerar oportunidades para a sinergia das operações entre empresas do grupo, explica o vice-presidente de Operações Logísticas da Via Varejo, Marcelo Lopes.

 

"As novas estruturas logísticas permitem ampliar as vantagens competitivas nestes locais, pois a companhia terá mais agilidade e pontualidade nas entregas e, por conta da dimensão dos novos espaços, um sortimento maior de produtos", explica o executivo, lembrando que a companhia vem realizando ações planejadas nesta área há quase dois anos. "Com as melhorias de logística, estamos diminuindo os tempos de entrega de 1 a 3 dias dependendo da região."

 

O CD do Rio de Janeiro, que irá operar em conjunto com a Cnova, empresa responsável pelo e-commerce do GPA, será inaugurado até o final deste mês e terá 137.000 m² de área total. A unidade tem como propósito a otimização da malha logística do Estado e permitirá atendimento mais rápido para a região da Costa Verde, Zona Norte, Oeste, Sul e o Centro da capital fluminense por conta do maior espaço de armazenamento que permitirá o aumento dos estoques. É o segundo CD da Via Varejo no Estado, onde a empresa conta atualmente apenas com a unidade de Duque de Caxias.

 

Conforme o executivo, no Rio, além de maior agilidade de entrega a companhia prevê otimizar os custos de operação compartilhando custos fixos como aluguel e energia com a Cnova. Apesar de não divulgar estimativas de redução de custos, Lopes lembra que o CD de Camaçari (BA), inaugurado no fim de 2013, o primeiro a operar com sinergia entre a Via Varejo e Cnova, permitiu economia para a Cnova, nos primeiros dois anos, de 35%. "Além disso, a Cnova teve redução do tempo de entrega no nordeste de até 70%", comenta.

 

"Um dos grandes benefícios dos projetos de integração e sinergia entre os negócios é a possibilidade de realizar entregas aos clientes, tanto das lojas físicas quanto do e-commerce, com o mesmo veículo, gerar mais produtividade por m2 e reduzir custos fixos", acrescenta Lopes. Os CDs de Cabo de Santo Agostinho (PE) Jundiaí (SP), Contagem (MG) e Camaçari já operam com sinergia entre a Via Varejo e outras empresas do GPA.

 

Fonte: Ig Brasil Econômico