A Campanha Salarial 2016/2017 chega à Lapa

21/07/2016


 

A sétima ação da Campanha Salarial 2016/2017 aconteceu na Rua Doze de Outubro, na Lapa, nesta quinta-feira (21). Em passeata, a diretoria e a militância do Sindicato dos Comerciários de São Paulo percorreram os estabelecimentos comerciais da região anunciando os itens da pauta de reivindicação para categoria.

 

“É necessário que o trabalhador conheça nossa pauta para saber o porquê de nossa luta. É isso que estamos fazendo semanalmente”, disse Josimar Andrade, diretor de relações sindicais da entidade.

 

A participação dos trabalhadores é importantíssima para ter bons resultados nesta Campanha. A vendedora de sapatos Fernanda Nogueira quer, além de um bom reajuste salarial, mais igualdade na execução das atividades no trabalho. “A função de estoquista, por exemplo, oficialmente, só pode ser exercida por homem, mas, na prática, não é assim. Não posso ser registrada como tal, mas posso fazer o trabalho no dia-a-dia”, diz a comerciária.

 

“Apesar do momento econômico, precisamos ser otimistas. Salário digno é fundamental, mas vale-refeição e vale-alimentação também são muito importantes”, comentaram os vendedores da Barateira. 

 

“Espero que essas manifestações tragam bons resultados para os trabalhadores”, completou a comerciária do Lojão do Brás. 

 

Durante a ação, diretores do Sindicato pararam em frente a algumas lojas e denunciaram irregularidades antigas. Foi o caso das Lojas Americanas.

 

“As irregularidades de uma empresa desse porte são inadmissíveis para os trabalhadores. O vale-refeição, ou ‘vale-coxinha’, como é considerado, é uma vergonha. Há anos sem reajuste. Temos que cobrar e denunciar sempre que tivermos oportunidade. Os empresários precisam dar mínimas condições de sobrevivência a seus trabalhadores”, disse o vice-presidente do Sindicato, José Gonzaga da Cruz.

 

As ações continuam. A próxima já está agendada e será na Rua Voluntários da Pátria, em Santana, zona norte de São Paulo. Para acompanhar, acesse www.comerciarios.org.br.

 

 

Mais fotos:

https://www.flickr.com/photos/comerciariossp/albums/72157671365450335