Um ano após nova regra de aposentadoria, ainda tem dúvida?

28/07/2016

A regra 85/95 da aposentadoria entrou em vigor, primeiro como uma medida provisória, em junho de 2015. Em julho do ano passado, o INSS começou a conceder as aposentadorias segundo a regra. 

 

Depois de um ano, milhares de pessoas se aposentaram com ela e conseguiram fugir do fator previdenciário, cálculo que pode reduzir o valor recebido.

 

Você ainda tem dúvidas sobre qual a melhor opção no seu caso? Use a calculadora que acompanha esta reportagem para ter a resposta.

 

Ela foi desenvolvida pelo UOL em parceria com a instituição de ensino Insper, e faz uma simulação aproximada.

 

Coloque seus dados nela (sexo, idade e tempo de contribuição) e veja com qual das duas leva menos tempo para conseguir a aposentadoria integral.

 

85/95 x fator previdenciário

Quem consegue cumprir os requisitos para a 85/95 (saiba quais são eles clicando aqui), recebe a aposentadoria integral. Pelo fator previdenciário (entenda o que é isso clicando aqui), é possível se aposentar mais jovem (com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos, no caso dos homens), porém ganhando menos.

 

Outras aposentadorias

Além dessas duas fómulas, outra regra comum de aposentadoria no Brasil é a por idade. Para se aposentar por ela, é necessário ter 60 anos (no caso de mulheres) ou 65 anos (no caso de homens), além de ter contribuído com o INSS por pelo menos 15 anos.

 

Fonte: UOL