25 de Março tem a 9ª ação da Campanha Salarial 2016/2017

02/08/2016


O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, mais uma vez, mobilizou os trabalhadores da Rua 25 de Março na defesa das principais reivindicações dos trabalhadores. A 9ª ação da Campanha Salarial 2016/2017 aconteceu na manhã desta terça-feira (02).

 

Reajuste do INPC + aumento real; vale-refeição e alimentação; cesta básica; PLR (Participação nos Lucros e Resultados); saúde e segurança do trabalhador; valorização do piso da categoria e vale-cultura são as demandas da categoria. 

 

“Já estamos em época de data-base. Vamos pressionar o setor patronal. Precisamos deixar claro ao trabalhador quais são suas reivindicações e de quem depende as conquistas. É nas ruas que iremos conquistar mais benefícios e salários que valorizem os comerciários”, disse o diretor de relações sindicais, Josimar Andrade. 

 

José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato, deixa claro ao patronal que não haverá acordos parcelados e abaixo do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor). “Queremos a inflação do período de forma integral. Não fecharemos acordo abaixo do INPC. É fácil entender! Trabalhador com dinheiro no bolso tem condições de consumo e, consequentemente, as lojas venderão mais”.

 

“Eu fiz minha parte. Fui lá e votei na nossa pauta. Agora vamos torcer para ser aprovada”, disse o comerciário da loja de tecidos Cassia Nahas. 

 

Já as operadoras de caixa do Armarinhos Fernando querem mais. “O salário é muito importante, mas vale-refeição e saúde serão sempre bem-vindos”, disseram as comerciárias. 

 

Considerado o maior shopping a céu aberto, a 25 de Março esconde um grande problema para o mercado de trabalho, a informalidade. “A gente acaba aceitando algumas coisas, por medo de perder o emprego e ir pra rua. A maioria dos donos não atendem as leis trabalhistas do Brasil”, reclama a comerciária de uma loja de bijuteria. “A cada dia, mais lojas se abrem e sempre nessas condições irregulares”, conclui a amiga.

 

É justamente para acabar com essa adversidade que a diretoria e a militância do Sindicato estão nas ruas, levando ao conhecimento do trabalhador seus direitos. 

 

“Não vamos permitir que alguns patrões ignorem a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, conquistada e assinada a tanto custo. Vamos observar quem não cumpre e ficar atento aos direitos”, conclui o diretor do Sindicato, Marinaldo Medeiros.

 

As manifestações continuam. Para acompanhar a agenda, acesse www.comerciarios.org.br.

 

 

 

 

Mais fotos:

https://www.flickr.com/photos/comerciariossp/albums/72157671810797626