MEC define regras para vagas remanescentes do Fies 2/2016

15/08/2016

O Ministério da Educação definiu as regras para ocupação das vagas remanescentes da edição do segundo semestre do Financiamento Estudantil (Fies) 2016 em portaria publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União . As datas de inscrições ainda não foram divulgadas.

 

Poderá concorrer às vagas remanescentes, os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenha média geral mínima de 450 pontos e não tenha zerado na redação, e ainda, possua renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

 

A inscrição será feita exclusivamente por meio eletrônico, na página do FiesSeleção na internet, em período especificado em edital da Secretaria de Educação Superior do MEC. Após a realização de sua inscrição no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies - Sisfies e concluir sua inscrição nos dois dias úteis subsequentes.

 

Após a conclusão da inscrição no Sisfies o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA nos cinco dias imediatamente subsequentes.

 

A exceção é para os estudantes que tenham se inscrito a uma vaga remanescente em cursos e turnos localizados no Rio de Janeiro. Por conta dos Jogos Olímpicos, estes prazos ficarão suspensos entre os dias 5 e 22 de agosto. 

 

Nesta edição, o Fies oferece 75 mil vagas. No total, se inscreveram 294 mil pessoas. O MEC ainda não informou quantas vagas foram preenchidas.

 

O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

 

Contato para dúvidas 

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Fies ou pelo telefone 0800-616161.

 

Fonte: G1