Enem 2016 tem quase nove milhões de inscritos no país

24/08/2016

Quase nove milhões de estudantes vão fazer o Enem, em novembro. Para a maioria deles é um desafio que tira o sono, aumenta a ansiedade. Mas, ano após ano, a história tem mostrado que as provas simuladas costumam ajudar muito na preparação.

 

Bruna vai tentar medicina pela quarta vez. Só que este ano ela decidiu estudar pela internet, na plataforma do MEC, chamada “A hora do Enem”, que tem a voz do professor.

“Os verbos se flexionam em número: singular e plural. Em pessoa: primeira, segunda e terceira. E em tempo e modo”.

 

“Eu estudo dez a 12 horas por dia, tudo on line. Eu assisto aulas on line, faço exercícios que eu busco na internet ”, diz a estudante Bruna Carolina Rodrigues.

 

Quem fez este primeiro simulado do Enem sabe a nota que tirou em cada uma das áreas de conhecimento.

 

Com a pontuação total, é possível o candidato fazer uma simulação e descobrir se ele conseguiria a tão desejada vaga numa universidade. O MEC informa também em quais disciplinas o aluno teve o pior desempenho para ele estudar mais.

 

Dois simulados já foram feitos e mais dois estão previstos.

 

“Todas essas formas valem a pena porque o Enem trata com muita propriedade as questões, as coisas atuais”, explica o coordenador pedagógico Clóvis Tavares.

Vinícius, Isabela e Fernanda estudam o dia todo. A mesa dos trigêmeos tem cadernos, apostilas e notebooks.

 

“Basta o aluno ter interesse que o conteúdo não falta”, diz Vinícius Andrade.

 

Fernanda gosta de interpretação de textos, e treina on line.

“É o site do MEC. Agora estou lendo uma canção que contextualiza com Dom Casmurro de Machado de Assis. É uma questão de múltipla escolha”, explica Fernanda Andrade.

 

Para passar no Enem vale até uma aula experimental. Aqui o assunto é dengue, mas aborda questões de história, biologia e geografia.

“Construímos um mapa mental. Uma das ferramentas que a gente ensina para que aprendam a estudar sozinhos em casa. É uma ótima ferramenta de resumo”, ensina o estudante de medicina Pedro Caldeira.

 

“Mapa mental é uma maneira de a gente pensar de uma forma mais organizada e mais direta no estudo, para escrever nosso pensamento totalmente”, confirma Ana Luiza.

As provas do Enem estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O importante é estudar e acreditar que vai dar certo, né Bruna?

 

Repórter - Daqui a pouco doutora Bruna?

Bruna - Doutora Bruna com certeza.

 

Fonte: G1