Comerciários da UGT realizam 4° Plenária Nacional

24/11/2016


Dirigentes de diversos Estados da Federação estão reunidos, em Florianópolis, Santa Catarina, para a 4° Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

 

O evento, que iniciou nesta quarta-feira (23), segue até sexta-feira (25) e tem como objetivo debater os principais temas que envolvem a categoria, como o avanço do comércio eletrônico, que ameaça os empregos do setor. 

 

Na mesa de abertura, estiveram presentes Ricardo Patah, presidente nacional da UGT; Waldemar Schulz (Mazinho), presidente da UGT-SC;  Levi Fernandes Pinto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC); José Cloves Rodrigues, secretário nacional do Comércio da UGT; Gustavo Triani, diretor Regional da Uniamericas; Santa Regina Zagrette, secretária nacional da Mulher da UGT; José Gonzaga da Cruz, secretário nacional do comerciário; Luiz Carlos Motta, presidente da UGT-SP e da Federação dos Empregados no Comércio de SP; Vicente da Silva, presidente da Federação dos Comerciários do Paraná; Márcio Fatel, presidente da Federação dos Comerciários da Bahia; José Francisco Pantoja, presidente da Federação dos Comerciários do Pará; e Severino Ramos, vice-presidente nacional da UGT. 

 

Ricardo Patah reforçou a tese de que este é um encontro para se pensar o mundo de amanhã, mas estudando o que está acontecendo hoje, com a febre das vendas pela internet, entre outros desafios que podem causar aumento do desemprego no setor do comércio. “É importante termos a sensibilidade de compreender o que está acontecendo e buscar alternativas para vencer as adversidades que se apresentam.”

 

O líder ugetista enfatizou que, no campo político, talvez se encontre o maior dos desafios, pois existem projetos no Congresso e no Senado que visam tirar direitos trabalhistas e previdenciários, além de enfraquecer o movimento sindical. 

 

Como anfitrião, Mazinho ressaltou que os dirigentes presentes à 4° Plenária têm a responsabilidade de representar toda a categoria comerciária. Para ele, no Brasil, a organização da classe trabalhadora passa por momentos complicados de ataques severos que visam precarizar e enfraquecer toda sua estrutura, por isso é preciso permanecer unidos. 

 

Para Motta, a Plenária acontece num momento fundamental por conta do atual cenário político nacional que não é favorável à classe trabalhadora, mas a UGT é a central que consegue agregar o maior número de sindicatos de comerciários e tem total capacidade de enfrentar as adversidades. 

 

Cloves ressaltou que este é um momento oportuno para avançar com propostas para se encontrar o rumo que o movimento sindical dos comerciários precisa seguir para enfrentar esses desafios. “2017 será um ano ainda mais difícil, mas precisamos enfrentar e a UGT pode e deve fazer isso, pois é a única Central que não tem vínculo com nenhum partido político, por isso pode dialogar com o governo A ou B”, diz. 

 

José Gonzaga lembrou que um dia a categoria comerciária foi desorganizada, o que não acontece hoje em dia, haja visto a realização da 4° Plenária Nacional dos Dirigentes Comerciários da UGT que reúne 287 líderes sindicais de todo o Brasil. “Nos dividir não é a solução para vencermos os desafios impostos contra os trabalhadores e trabalhadoras do comércio.” 

 

A Plenária terá continuidade nessa quinta-feira (24) com a realização de palestras que abordarão temas relacionados a vendas on-line, mídias sociais e a precarização do movimento sindical.