Mulher ComVida: Megaevento com serviços, cursos, palestras e shows

13/03/2017


 

 

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou a 9ª edição do megaevento Mulher ComVida no domingo, 12/03, no Parque do Carmo, zona leste da cidade, em comemoração ao Dia da Mulher. São milhares de pessoas que usufruem do evento todos os anos. 

 

“O empoderamento da mulher a torna mais fortalecida. O Mulher ComVida é uma das ações do Sindicato que leva a valorização e o conhecimento para que as mulheres  sejam respeitadas,  principalmente, na luta contra a discriminação e a violência. Situações inaceitáveis.”, afirma Ricardo Patah, presidente do Sindicato.

 

 

O evento reuniu serviços gratuitos disponíveis em tendas de saúde (teste de glicemia, aferição de pressão e medição do IMC), de beleza e de cidadania. Além de homenagear as mulheres, a ação tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância dos seus direitos, alertando contra qualquer tipo de discriminação e de violência contra a mulher.

 

“O Mulher ComVida é feito para toda a família. Mulheres, homens e filhos. Estamos aqui comemorando o Dia da Mulher, mas nunca devemos esquecer da luta por igualdade de direitos, de oportunidades e salários melhores. Por isso devemos cada vez mais realizar ações concretas como estas, para que a mulher, por exemplo, continue mantendo seu filho e garantindo o sustento da família”, disse a Isabel Kausz, diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato.

 

 

 

 

Autoestima elevada

 

    

 

 

“Já fiz bastante coisa hoje. Mão, limpeza de pele, maquiagem e cabelo. A mulher hoje em dia precisa ser bem cuidada e quando há ações como essa, que visam ajudar e agradar as mulheres deixam a gente muito feliz”, comenta Gabriela Martins.

 

O dia era para elas independente da idade. “Eu participo de tudo. E vim para fazer tudo. Todos os exames de saúde. Fiz o cabelo, a unha, massagem nas mãos”, disse Maria de Lourdes que com seus 89 anos acredita que ainda falta muito para a participação da mulher ser mais efetiva. “Apesar dos avanços que a mulher conquistou, acredito que ainda precise melhorar bastante”, concluiu.

 

 

Empregabilidade 

  

No momento em que o desemprego é pauta nacional, as ações promovidas pelo Mulher ComVida também foram focadas na recolocação ao mercado de trabalho. 

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato reuniu Recursos Humanos de empresas do comércio com ofertas de vagas para todas as pessoas, com deficiência ou não, jovens cidadãos e inclusive para imigrantes. 

 

 

 

“Mediante a crise do desemprego que alastra nosso país, focamos em vagas para todos os públicos. Conseguimos trazer mais empresas com o intuito de recolocar essas pessoas nos postos de trabalho. Pensamos também na questão do imigrante, que ainda é uma população esquecida. A maioria das pessoas já saiu com encaminhamento para uma entrevista de emprego. Teve muita procura e muita oferta”, comenta a diretora responsável pela secretaria, Cremilda Bastos Cravo. 

 

Além da tenda da empregabilidade, o posto do CAT também esteve presente com mais de 200 ofertas de empregos para os frequentadores do evento. 

 

 

 

 

 

Palestras para o enfretamento da violência e das drogas

 

 

Em mais um ano, o Instituto Mutare esteve presente e trouxe, não só ações de enfretamento sobre as drogas, mas debates de grande valia para o mundo feminino, como palestras sobre violência doméstica, saúde da mulher, entre outras. A delegada da mulher, Gislaine Pato, e a médica Albertina Duarte, militante na saúde da mulher, foram algumas das palestrantes. 

 

 

 

“O Brasil está em 5º lugar no ranking de homicídios do mundo. Isso é preocupante. Só a prevenção, a educação e a conscientização vão ajudar a melhorar esse quadro. As drogas contribuem para fomentar esses atos de violência, mas não é a fonte causadora. A causa intrínseca é essa cultura que está enraizada, que é a cultura do machismo. Mulher é agredida por ser mulher, por isso chamamos de violência de gênero. Temos que criar alternativas para quebrar esse ciclo de violência”, disse a Delegada da Mulher.

Vítima de violência doméstica, Maria Clara Aparecida, 45 anos, disse que é preciso coragem para seguir adiante. “Tive que ficar sozinha com as crianças, mas foi melhor do que apanhar todos os dias. Tomei atitude para denunciar logo no início. Mas muitas mulheres não tem coragem de fazer isso, porque não acreditam na Justiça e têm medo de represália por parte dos homens”, disse Maria, que assistiu a palestra com muita atenção. 

 

Tendo as drogas como um dos fomentadores no crescimento da violência doméstica, o Instituto Mutare realiza um trabalho de prevenção e orientação para as famílias.   “A nossa missão é tentar reintegrar à sociedade as pessoas que, por alguma razão, são dependentes químicos. É mostrar os malefícios das drogas e do álcool na vida das mulheres, pais e filhos. E, que é possível reintegrar, ressocializar e recuperar essas pessoas para a sociedade e para o mundo do trabalho”, explica José Gonzaga da Cruz, presidente do Instituto e vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

 

 

 

Novos recursos e sustentabilidade

 

   

 

As oficinas com cursos de mosaico e de pão de mel também foram um sucesso. Nelas a oportunidade de aprender para poder ajudar no orçamento familiar. Também houve o incentivo da horta sustentável no lar com uma tenda específica para ensinar a plantar orégano, coentro, cebolinha, etc.

 

 

 

 

Shows

 

 

Shows com Arlindo Cruz, Sampa Crew e Pixote além da Orquestra do Theatro São Pedro 

 

 

 

 

Diretores, funcionários, voluntários e empresas parceiras ajudaram na realização deste evento. O dirigente dos Comerciários e um dos principais apoiadores deste evento, Antônio Duarte, ressalta a importância desta ação para entidade. “O Sindicato realiza essa grande festa todos os anos para lembrar que a mulher deve ser valorizada todos os dias”,  destaca o diretor do Sindicato.