Novembro Azul

01/11/2017

As campanhas de prevenção e tratamento de doenças têm se tornado uma constante. O seu objetivo é esclarecer a população sobre a necessidade de se tomar algumas medidas para reduzir o número de vítimas por certas doenças. O câncer, em especial, é um mal que afeta e mata boa parte da população mundial. Daí a necessidade de se investir sempre em campanhas contra os diferentes tipos de câncer, aproveitando o poder da mídia para divulgar e atingir um público sempre mais abrangente. Novembro Azul é uma dessas campanhas, destinada ao combate contra o câncer de próstata. Conheça mais sobre ela!

 

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro cujo objetivo é esclarecer a população masculina, sobre a doença enfatizando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003 durante as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

 

Seu principal objetivo é eliminar o preconceito masculino de ir ao médico e submeter-se ao exame de toque. Em 2014, foram realizadas 2.200 ações em todo o país, utilizando como referenciais celebridades do esporte, como Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e outros.  A campanha teve intensa divulgação e receptividade, havendo muitas palestras educativas e interferências em eventos populares.

 

O CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o câncer de pele. Atinge principalmente os homens com idade superior a 50 anos – e mais especificamente aqueles que já passaram dos 65 anos.

 

Geralmente, os sintomas desse câncer só se apresentam em estágio mais avançado, mas é possível ficar alerta quanto a certos indicadores:

 

Sensações de queimação ao urinar;

Dificuldades de urinar;

Necessidade de urinar mais vezes durante o dia;

Dores lombares, nos joelhos e nos ossos;

Insuficiência renal;

Infecção generalizada.

 

Em seu estágio inicial, o câncer de próstata apresenta 90% de chances de cura. O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de toque retal e exame de sangue (PSA), mas somente a biópsia pode confirmar a existência ou não do câncer de próstata. É importante que toda a população brasileira, em especial os homens, acompanhe as movimentações do Novembro Azul , dando sua parcela de contribuição e apoio à campanha.