Moradores serão avisados por SMS sobre enchentes e deslizamentos em SP

16/11/2017


A Defesa Civil Estadual começa, nesta quinta-feira (16), a enviar recados de alerta para quem vive próximo a áreas de risco de enchentes e deslizamentos. O aviso será feito por SMS, no celular. Quem tiver interesse em ser notificado precisa enviar o CEP para o número 40199 e receber a confirmação.

 

O CEP enviado pode ser da residência, trabalho ou de um trajeto que pode ser atingido. A Defesa Civil considera o período entre 1º de dezembro e 31 de março como o mais chuvoso e, por isso, as atenções são aumentadas.

 

Encostas

Um estudo da prefeitura de São Paulo e do Instituto de Pesquisas Técnicas (IPT) identificou 407 áreas de encostas e margens de córregos na capital paulista sujeitas a escorregamentos e a processos de erosão.

 

Das 407 áreas identificadas, 166 estão na Zona Sul de São Paulo.

Outras 107 áreas estão na Zona Norte da capital paulista e mais 100 na Zona Leste.

A Zona Oeste de São Paulo concentra o menor número - são 24 áreas de risco.

 

No total, estas áreas tem 125 mil moradias, com quatro níveis diferentes de risco, que vão de baixo a muito alto.

A Defesa Civil estadual começará na quinta-feira (16) a mandar recados para quem vive próximo a áreas de risco, quando uma enchente estiver prestes a acontecer. O aviso vai chegar por celular, via SMS (mensagem de texto). Mas só para quem aceitar o serviço, que é de graça.

 

Em Americanópolis, um córrego sempre transborda quando a chuva forte, inundando as casas. O objetivo do SMS, que será enviado aos moradores, é evitar que a população seja pega de surpresa.

 

Fonte: G1