Vacina fracionada da febre amarela será aplicada em 52 municípios de SP; veja lista

10/01/2018


A vacinação da dose fracionada da vacina de febre amarela será realizada em 52 municípios do estado de São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, a meta de vacinação é de 6,3 milhões de pessoas em todo o estado. A campanha será realizada de 3 a 24 de fevereiro.

 

A dose fracionada tem tem 0,1 ml, enquanto que uma dose convencional tem 0,5 ml. Segundo Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a vacina permite a imunização por oito ano

 

"As 52 cidades vão começar a vacinação simultaneamente", diz Boulos. "Elas foram selecionadas por estarem em área receptiva, por estarem muito próximas em áreas de mata onde ocorre a circulação do vírus. Nas áreas onde já estamos vacinando porque já circula o vírus continuaremos dando a vacina convencional e todos os outros viajantes para essas áreas receberão a vacina convencional. A vacina fracionada está selecionada para um grupo onde vamos vacinar muita gente em pouco tempo."

 

A dose fracionada não será destinada a todos, diz a pasta. Crianças de 9 meses a até 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids), gestantes e viajantes internacionais vão continuar tomando a dose padrão.

 

 

Veja os 52 municípios do estado de São Paulo que vão fazer a vacinação fracionada da febre amarela:

Aparecida

Arapeí

Areias

Bananal

Bertioga

Caçapava

Cachoeira Paulista

Canas

Caraguatatuba

Cruzeiro

Cubatão

Cunha

Diadema

Guaratinguetá

Guarujá

Igaratá

Ilhabela

Itanhaém

Jacareí

Jambeiro

Lagoinha

Lavrinhas

Lorena

Mauá

Mongaguá

Monteiro Lobato

Natividade da Serra

Paraibuna

Peruíbe

Pindamonhangaba

Piquete

Potim

Praia Grande

Queluz

Redenção da Serra

Ribeirão Pires

Rio Grande da Serra

Roseira

Santa Branca

Santo André

Santos

São Bento do Sapucaí

São Bernardo do Campo

São José do Barreiro

São José dos Campos

São Juís do Paraitinga

São Sebastião

São Vicente

Silveiras

Taubaté

Tremembé

Ubatuba

 

Mortes

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou na tarde desta segunda-feira (8) que 13 pessoas morreram de febre amarela no estado desde janeiro de 2017 até hoje.

 

A dose da vacina será dividida para ampliar a imunização. A ideia é aplicar a dose concentrada nas áreas de risco (bairros próximos aos parques onde foram localizados macacos mortos com o vírus da febre amarela) e a fracionada nas demais regiões do estado.

 

A vacinação irá começar nos lugares onde o vírus está circulando, mas o objetivo é que, em um ano, atinja todo o estado. Para isso, será feita em etapas.

 

Mairiporã

Subiu para 31 o número de casos suspeitos de febre amarela em Mairiporã, município da Grande São Paulo. Destes, 11 são óbitos, 17 pacientes estão hospitalizados e 3 tiveram alta, informou a Prefeitura de Mairiporã. Os dados são de 13 de dezembro até esta terça-feira (9).

 

Para o coordenador de controle de doenças do estado de São Paulo, Marcos Boulos, Mairiporã está em estado emergencial. Em reunião nesta segunda-feira (8), requisitada pela Prefeitura de Mairiporã, ficaram definidas medidas de apoio do governo à cidade, como visitas técnicas às unidades hospitalares.

 

Nsta terça-feira, a secretária municipal de Saúde de Mairiporã, Grazielle Bertolini, recebeu infectologistas do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Instituto de Infectologista Emílio Ribas.

 

Segundo a prefeitura, a equipe foi dar "suporte técnico para treinamento de médicos e enfermeiros que estão à frente no atendimento de casos suspeitos de febre amarela na cidade".

 

A cidade não tem uma unidade hospitalar com estrutura para receber doentes graves pela doença. Com isso, após a entrada no hospital municipal de Mairiporã, os pacientes em estado agudo estão sendo transferidos.

 

Fonte: G1