Vendas do varejo sobem 0,5% em setembro, em 7ª alta consecutiva

13/11/2013

As vendas do comércio varejista restrito subiram 0,5% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, a sétima alta mensal seguida, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 0,30% a uma alta de 1,30%, com mediana de 0,70%.

 

Na comparação com setembro do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta 4,1% em setembro deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam entre altas de 3% e 6,50%, com mediana de 4,50%.

 

Até setembro, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 3,9% no ano e de 4,8% nos últimos 12 meses.

 

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,7% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde queda de 1,60% a alta de 1,00%, com mediana estável.

 

Na comparação com setembro do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta 7,5% em setembro deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam entre 3,80% e 10,00%, com mediana de 8,50%. Até setembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 3,6% no ano e de 4,9% nos últimos 12 meses.

 

O IBGE ainda revisou a alta do varejo ampliado apurada para o mês de agosto deste ano. A taxa passou a ser estável, de alta de 0,6% divulgada anteriormente.

Sete das dez atividades pesquisadas no varejo tiveram avanço nas vendas. A principal alta veio do setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, cujas vendas cresceram 2,4% no período. Em agosto contra o mês imediatamente anterior, essa alta havia sido de 0,3%. O dólar elevado afetou as vendas em três setores.

 

A principal queda veio do setor de veículos e motos, partes e peças, que faz parte do varejo ampliado. Em setembro ante agosto, as vendas caíram 5,1%. Em agosto contra julho, o resultado havia sido de alta de 1,1%.

 

Receita  

A receita nominal do comércio varejista restrito cresceu 0,8% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado apurado não tem descontos de inflação. Na comparação com setembro de 2012, sem ajuste, houve avanço de 10,6%. A receita nominal do setor acumula altas de 11,7% no ano e de 12,0% em 12 meses.   No varejo ampliado, a receita nominal ficou estável em setembro ante agosto, também sem descontar a inflação no período. Na comparação com setembro de 2012, sem ajuste, o resultado teve alta de 12,7%.

 

Ainda em relação à receita nominal no setor ampliado do varejo, as altas acumuladas são de 8,7% no ano e de 9,2% em 12 meses. Com isso, a média móvel trimestral avançou 0,3% em setembro, em relação à média trimestral obtida em agosto.

 

Trimestre

As vendas do comércio varejista restrito subiram 3,2% no terceiro trimestre de 2013, na comparação com o trimestre imediatamente anterior (com ajuste). Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta 5,5% em setembro deste ano.

 

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,2% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao segundo, com ajuste. O resultado veio abaixo do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam alta entre 0,60% e 1,80%, com mediana de 1,00%.

 

Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 3,2% no terceiro trimestre deste ano.

 

Fonte: Estadão