60 graus é desumano: SIAPERGS notifica Federação Gaúcha de Futebol contra grama sintética

21/01/2014

O Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (SIAPERGS), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), notificou a Federação Gaúcha de Futebol após a partida entre Grêmio e São José, no último domingo (19), no estádio estado Passo D’Areia.

 

A partida disputada pela primeira fase do campeonato regional expôs as péssimas condições no qual estão sujeitos os jogadores do São José, pois com o piso sintético, durante a partida o campo chegou a atingir 60 graus.

 

“Não tem condições de se jogar em grama sintética, de 16 clubes só um tem esse gramado. Tem jogador que atuou ontem (domingo) e vai ficar de fora do jogo de quarta devido às queimaduras na sola do pé", disse Paulo Mocelim, presidente do Sindicato dos Atletas do RS, em entrevista para a Rádio Guaíba.

 

O sindicato exige também que as partidas no estádio Passo D’Areia sejam realizadas a partir da 19 horas e que no ano que vem, o gramado sintético seja substituído por grama natural.

 

Inaugurado em 2009, o gramado sintético no estádio Passo D’Areia já vem gerando reclamações há muito tempo, mas as imagens dos jogadores resfriando os pés em baldes com gelo e, posteriormente, gremistas exibindo as bolhas de queimadura levantam questões relacionadas à saúde e a integridade física desses atletas.

 

“O sindicato notificou a Federação para pedir que eles olhem com carinho para esses jogadores”, conclui Paulo Mocelim.