Exposição marca parceria pela inclusão de pessoas com autismo

08/04/2014


Foi aberta oficialmente, nesta terça-feira, dia 8, a Exposição de Artes Autísticas que acontece na Sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo até 30 de abril.


Organizada pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Entidade Sindical, a ação conta com a parceria do Movimento Pró Autista, da Associação de Pais Inspirare e do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio) de Marília.


O Movimento Pró Autista é formado por pais, amigos e profissionais que têm como objetivo defender os direitos de cidadania das pessoas com autismo. Para isso, busca formular propostas de políticas públicas que viabilizem o atendimento global dessas pessoas, além de transmitir à população informações sobre o assunto.


“Já conseguimos o decreto da Lei 12.764/2012 (ou ‘Lei Berenice Piana’, em alusão a uma mãe que muito lutou e articulou pela criação de tal legislação), que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo. Falta ela ser regulamentada. Queremos para as pessoas com autismo o direito à educação, a um atendimento terapêutico de qualidade. É necessário descobrir as potencialidades e buscar a independência dessas pessoas, pois, quando seus cuidadores naturais morrem, elas não podem ficar ao relento, presas dentro de casa”, disse Ana Ruiz, ativista do Pró Autista.


Já a Associação de Pais Inspirare é uma entidade que busca levar informação, orientar e apontar os recursos disponíveis para as famílias que tenham crianças, adolescentes ou adultos com autismo, dislexia ou TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).


“Nós damos palestras em escolas, distribuímos cartilhas, chamamos os pais para conversar. Tudo gratuitamente.  O maior problema do autismo é o comprometimento social, mas há os graus leve, médio e severo. Buscamos a inserção e a inclusão por meio da informação. Queremos que essas pessoas sejam incluídas no mercado de trabalho de acordo com sua capacidade individual, e não que sejam colocadas em funções consideradas menores apenas por serem autistas”, falou Simone Alli Chair, presidente da Associação e que tem dois filhos com autismo leve e um com TDAH.


Para Mario Herrera, presidente do Sincomerciários de Marília e pai da artista plástica Fernanda Herrera, cujas obras estão na Exposição, “a maior dificuldade da sociedade ainda é a falta de conhecimento sobre o autismo, sobre a dignidade e as habilidades que cada pessoa possui e sobre as oportunidades que merecem”.


“Estamos muito satisfeitos com essa parceria, pois uma das nossas missões é, diariamente, promover a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiências tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade. É imprescindível investir e mostrar o potencial dessas pessoas com autismo, que podem desenvolver trabalhos e gerar rendas. Essas telas pintadas por elas são um grande exemplo!”, finalizou Cremilda Bastos Cravo, diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e responsável pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência.


Vale lembrar que 2 de abril foi institucionalizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, visando esclarecer, informar e chamar a atenção da sociedade para essa causa.


A Exposição de Artes Autísticas acontece na Sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, à Rua Formosa, 99 – Centro (ao lado do metrô Anhangabaú) – Térreo, de segunda a sexta feira, das 9h às 17h, até 30 de abril.