Vendas no varejo brasileiro sobem 0,2% em fevereiro, segundo IBGE

15/04/2014

As vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 0,2% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (15). Sobre um ano antes, as vendas avançaram 8,5%. Em relação à receita nominal, houve alta mensal de 0,2% na comparação mensal e de 13,9% na anual.

 

Segundo a pesquisa, as vendas acumulam alta de 7,4% no primeiro bimestre do ano e de 5% nos doze meses encerrados em fevereiro.

 

Das 10 atividades pesquisadas pelo IBGE, quatro registraram resultados positivos de venda, com ajuste sazonal, enquanto duas ficaram estáveis e três apresentaram queda nas vendas. O grupo de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação foi o que mais cresceu, com alta de 9% no volume de vendas no período na comparação mensal.

 

Em seguida, por ordem decrescente, vem os grupos de Material de Construção (2,2%); Combustíveis e lubrificantes (1,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,5%); Móveis e eletrodomésticos (0%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,5%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,4%); e Veículos e motos, partes e peças com -7,6%.

 

Fonte: Ig