Cidades do interior concentram quase 40% do consumo no país

15/05/2014

"Há um enorme mercado, com renda disponível e hábitos de consumo muito similares aos de grandes centros. Devemos usar o empreendedorismo para o desenvolvimento, sem depender só de políticas públicasLuiz Barretto presidente do Sebrae

 

O consumo fora das capitais e regiões metropolitanas já representa 38% do consumo total do país. São 94,3 milhões de habitantes, 49% da população, com um consumo de R$ 827 bilhões. Se fosse um país, o interior do Brasil seria 12º maior em população, com economia maior que a de Portugal ou Chile.

 

O recorte, feito pelo Instituto Data Popular para o Sebrae, revela um interior urbano (três em cada quatro moram em cidades) e com aspirações e desejos de consumo que se assemelham aos dos grandes centros: 39% dos brasileiros que querem comprar um tablet estão no interior, assim como 43% dos que têm intenção de viajar.

 

A parcela que quer adquirir moto supera a dos grandes centros: 59%.

 

A formação também é uma preocupação no interior: 48% dos brasileiros que tencionam fazer um curso profissionalizante estão no interior.

 

Já dentre os que querem fazer faculdade a proporção cai para 31%.

 

O estudo considera como interior 4.619 cidades, das quais cerca de 4.000 têm até 50 mil habitantes. Apenas 0,3% tem mais de 200 mil.

 

Grandes cidades do interior, como Campinas, ou mesmo Guarulhos, entram na cota das capitais e regiões metropolitanas (27 capitais mais 919 cidades).

 

A renda do interior é movida por Bolsa Família, aposentadoria e funcionalismo público. Só de Bolsa Família, são 8,7 milhões de beneficiários --63% do total.

 

Mas o estudo mostra que a economia privada tem seu peso: 44% das micro e pequenas empresas que fazem parte do regime tributário Simples ou 41% dos MEI (microempreendedores Individuais) vivem no interior.

 

"Há um enorme mercado, com renda disponível e hábitos de consumo muito similares aos de grandes centros", diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

 

"Devemos usar o empreendedorismo para o desenvolvimento local, sem depender só de políticas públicas."

 

Para o presidente do Data Popular, Renato Meirelles, este é um bom momento para o fortalecimento de negócios locais. "O comércio local precisa estar preparado para a chegada das grandes empresas", diz Meirelles, lembrando que nos últimos anos, os shoppings e as redes varejistas avançaram para as cidades médias, com pelo menos 250 mil habitantes.

 

O estudo integra uma pesquisa de intenção de compra do Data Popular, com dados populacionais e de renda do IBGE (Censo e Pnad).

 

DESIGUALDADE

A desigualdade de renda entre as diferentes regiões do país se repete no interior. O Nordeste concentra 33% da população do interior e 24% da renda.

 

O Sudeste tem 37% da população do interior e foi responsável por 61% do consumo.

 

Para o economista Alexandre Rands Barros, as desigualdades regionais do país "começam a se diluir". "A educação é o que tem feito mais diferença", diz.

 

Fonte: Folha de S.Paulo