Zapata desrespeita comerciário, mas Sindicato exige regularização

16/05/2014


 

A equipe do Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu uma manifestação em frente a duas lojas da rede Zapata, localizadas na Rua Conselheiro Crispiniano, na região central da capital.

 

O motivo é reivindicar o cumprimento dos direitos trabalhistas dos empregados dessa empresa, uma vez que os patrões estão cometendo uma série de irregularidades. Entre elas, estão:

 

- o reajuste salarial de 8% de 2013 não foi repassado aos funcionários 

- a empresa não aceita atestado médico e desconta a ausência do empregado doente

- as lojas não têm refeitório nem espaço adequado para os comerciários se alimentarem

- há funcionários na informalidade, sem registro em carteira

- quando registra, a Zapata coloca a nomenclatura de atendente, sendo que o correto é vendedor ou balconista. Isso acarreta desvio de função, pois o funcionário acaba tendo que vender, limpar, arrumar, cuidar de estoque, etc. 

- não há cadeiras para os operadores de caixa

- a empresa tem o hábito de não pagar as verbas rescisórias e não homologar os empregados no Sindicato

- ao final do expediente, os comerciários são obrigados a colocar ratoeiras no estoque e nas gôndolas, por conta dos fios expostos e da sujeira que atrai os ratos 

 

Os responsáveis pela Zapata estão intransigentes e não querem conversar com o Sindicato para regularizar a situação dos comerciários. No entanto, a Entidade não vai desistir e fará quantas manifestações forem necessárias para fazer valer o direito do cidadão trabalhador.