Saúde do trabalhador é um direito de todos e dever do Estado

21/05/2014

A IV Conferência Macrorregional da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (4ª CNSST), etapa Florianópolis, Santa Catarina, que aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, em Ponta das Canas, atingiu seu objetivo e elegeu delegados para a etapa estadual. O evento contou com a participação de aproximadamente 450 pessoas entre representantes de órgãos públicos e privados, sindicatos, organizações sociais e comunitárias.

 

A União Geral dos Trabalhadores no Estado (UGT-SC) participou de todas as etapas da construção da 4ª CNSST, que vem discutindo questões importantes para a implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) para fortalecimento das ações governamentais, da rede de assistência do Ministério da Saúde e da atuação dos movimentos sociais e sindicais enquanto controle social.

 

Após dois dias de intensos debates e palestras, foi elaborado um documento com propostas, resoluções, princípios e diretrizes que será avaliado e debatido no encontro estadual que deve ocorrer no final de junho deste ano.

 

"Estamos presentes desde a construção das etapas nas mesas de discussões, palestrando e contribuindo com nosso olhar ético e cidadão, socializando as ações e ideais que norteiam a nossa Central no Estado de Santa Catarina. Precisamos estar envolvidos desde o princípio na construção de políticas efetivas, sua aplicação e resultados, para que nossas propostas sejam respeitadas e nossa cobrança seja justa", afirmou Derli Muzzo, presidente do SINFREN - Sindicato dos Trabalhadores(as) em Postos de Combustíveis da Grande Florianópolis/SC, entidade filiada à UGT.

 

O SINFREN foi representado por dois diretores (Derli Muzzo e João Ricardo Pires Ribeiro) e três funcionárias – Maria Inês Koch, Gabriela Naschenweg e Fabíola de Souza. Também estavam presentes, representando a UGT, o companheiro João Carlos Figueira e Ismael Gianeri.

 

"A luta contra o adoecimento, acidentes e mortes no trabalho é um grande debate e embate de todos da UGT, seja nos ambientes de trabalho, seja nos processos de aprimoramento das Normas Regulamentadoras do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) ou nos processos de educação permanente que a direção nacional da UGT nos oferece. Temos feito uso da estrutura concedida e incumbido os dirigentes sindicais das responsabilidades pelos trabalhadores e trabalhadoras, sempre apoiados pela direção nacional da Central, para ocuparmos nossos espaços de construção e luta pela manutenção dos direitos de todos. Participar é lutar. E a UGT tem se mobilizado para esta discussão. Mais uma vez, o engajamento do movimento sindical catarinense, em especial da UGT, tem feito uma grande diferença, pois referenda nossa luta e credibilidade junto ao poder público e aos trabalhadores", concluiu João Carlos Figueira, Secretário Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT-SC.

 

Com palestra sobre a importância da participação popular – centrais, sindicatos e movimentos sociais – no controle social, João Carlos Figueira chamou todos os presentes para a responsabilidade. “Chega de mortes no trabalho! Chega de descaso e banalização da vida e da saúde dos trabalhadores! Este foi o recado de nossa Central neste encontro. Somente com a participação de todos e todas poderemos implementar, de fato, uma política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora”, disse.

 

Como em toda conferência, após as palestras e plenárias, os conferencistas se organizaram em grupos para a formulação das propostas pertinentes a cada subeixo, com questões a serem implantadas no território local, outras para o Estado de Santa Catarina e as propostas que deverão seguir para a Conferência Nacional, a ser realizada em novembro, após as eleições presidenciais.

 

Ao final do evento, foram eleitos 100 delegados para a etapa estadual em Santa Catarina, que deve ocorrer até o final de junho/2014.