Comerciários definem em Assembleia cláusulas da Campanha Salarial

21/05/2013

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou na noite desta terça-feira, 21 de maio, a Assembleia Geral da Campanha Salarial 2013/2014.


O evento, que este ano foi realizado pela primeira vez na rua em frente à Sede da Entidade Sindical, no Vale do Anhangabaú, foi organizado para que os trabalhadores votassem nas cláusulas que formarão a pauta de reivindicações a ser entregue ao setor patronal.

 

A votação também pôde ser feita na Sede, nas Subsedes, pela internet e em urnas itinerantes do Sindicato. No total, foram recebidos mais de 24 mil votos.

 

 Entre as mais de 100 cláusulas, as mais votadas foram: aumento real de salário, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), auxílio-refeição, auxílio-creche/babá e aumento do percentual das horas extras.

“Todos aqui são a favor que o Sindicato utilize sua força para conquistar essas cláusulas?”, perguntou Ricardo Patah, presidente da Entidade, aos comerciários presentes. A resposta, claro, foi um unânime “sim”.

 

“Trabalho no comércio há 7 meses e, para mim, o que mais importa é o aumento real do salário, ou seja, o dinheiro no bolso”, falou a comerciária Regiane Melo.

 

Já Rubens Gomes, no ramo há 6 anos, considera a PLR mais importante: “É justo que o patrão divida seus lucros com quem o faz ganhar”.

 

Nivaldete Alves sente mais falta do auxílio-refeição. “Todo dia levo comida de casa para economizar ao máximo, já que não recebo vale para almoçar”, desabafou.

 

Na ocasião, foram sorteados uma moto Honda 125cc 0km, uma TV 32" LED Philips e um Tablet Samsung 16 GB. Os ganhadores foram, respectivamente, Adeil Vieira, Fábio Santos e José Edson.

 

“Estou muito feliz. Criamos um grupo para incentivar nossos colegas a participar da Assembleia. Afinal, essa Campanha é para nós, comerciários. Valeu muito a pena”, disse Adeil, comerciário há 5 anos.

 

O ganhador da televisão mal conseguia falar, de tão emocionado. “Estou construindo minha casa. Agora, já tenho a televisão”, contou Fábio, que é sócio do Sindicato há 13 anos.

 

José Edson, que ganhou o tablet e prometeu que o dará de presente para a esposa, ficou contente não só com o prêmio, mas com a Assembleia: “Esse evento é uma vitória dos trabalhadores. Isso, sim, é uma proposta de buscar o bem comum”.

 

Ao encerrar o evento, Ricardo Patah afirmou: “Os comerciários nos deram o norte. Aqui, foi decidido o caminho que o Sindicato deve seguir. Vamos, então, caminhar unidos para conquistar cada um dos direitos da nossa profissão”.