Pastorinho descumpre convenção coletiva e prejudica comerciários

22/07/2014


A militância do Sindicato dos Comerciários de São Paulo está realizando uma manifestação, desde a manhã desta terça-feira, 22 de julho, em frente ao supermercado Pastorinho da Av. Raimundo Pereira de Magalhães, em Pirituba.

 

O protesto ocorre porque tanto esta loja quanto a de Perdizes estão descumprindo a Convenção Coletiva no quesito da alimentação.

 

De acordo com a Convenção, o supermercado é obrigado a fornecer comida a seus funcionário por buffet. No entanto, as duas unidades estão dando marmitex aos comerciários, o que vai contra o acordado.

 

Outra irregularidade – e esta acontece em todas as unidades do Pastorinho de São Paulo – está relacionada à folga: alguns funcionários estão trabalhando 12 dias seguidos, sem descanso. Entretanto, segundo a Convenção, o comerciário deve trabalhar 6 dias e folgar no sétimo.

 

Sem falar na ilegalidade que a empresa está cometendo ao fazer vale extra no holerite de quem vai entrar em férias.

 

Desde o final do ano passado, o Departamento Jurídico do Sindicato vem conversando com representantes do Pastorinho, mas eles não se propõem a entrar em acordo e a cumprir a Convenção.

 

Estamos de olho e não vamos desistir enquanto não fizermos valer os direitos trabalhistas do comerciário.