Centrais sindicais debatem a construção de pauta nacional unificada para o setor comerciário

24/07/2014

A sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), sediou nesta quarta-feira (23), um encontro com representantes das demais centrais sindicais (CUT, CTB, e Força Sindical) e de sindicatos de diversos estados da federação.

 

Esta foi a segunda reunião que debateu a situação dos trabalhadores no comércio e serviços do Brasil, a perseguição promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra entidades sindicais e a construção de uma pauta unificada para os trabalhadores e trabalhadoras do setor comerciário.

 

Na primeira reunião, um conjunto de reivindicações foi destacado como fundamental para a luta comerciária, mas em consenso, os sindicalistas decidiram pela reformulação dessas pautas, destacando apenas três ou quatro pontos que sejam prioritários para a categoria, como por exemplo, a construção de um piso regional e o fim dos bancos de horas.

 

Segundo José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a pauta de luta da categoria precisa atender os anseios da classe trabalhadora de todas as regiões do país.

 

Em agosto haverá um novo encontro entre os sindicalistas, em que serão definidos os temas que farão parte desta pauta unificada para o setor comerciário. Em outubro ou novembro, o grupo pretende organizar um grande encontro com sindicatos de comerciários de todo o país, mas a data e o local ainda não foram definidos.

 

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT