Dunga convoca seleção com remanescentes da Copa e goleador do Cruzeiro

19/08/2014

O técnico Dunga abriu oficialmente seu ciclo na seleção brasileira com a convocação de 10 remanescentes que disputaram a Copa do Mundo. O cruzeirense Ricardo Goulart, artilheiro do Brasileirão, foi uma das novidades na lista divulgada na coletiva de imprensa nesta terça-feira (19) no Rio de Janeiro.

 

Entre os jogadores que defenderam o Brasil na Copa do Mundo estão os até então titulares David Luiz, Luis Gustavo, Oscar e Neymar. O capitão do time no Mundial Thiago Silva, machucado, ficou fora. 

 

Ignorado por Luiz Felipe Scolari na relação da Copa, o Cruzeiro, último campeão brasileiro e atual líder da Série A, conta com dois nomes convocados. Além de Goulart, Dunga também dá uma chance ao meia Everton Ribeiro. Outro estreante da seleção é o zagueiro Gil, do Corinthians.  

 

"O mais importante é salientar que quem não foi chamado vai ter oportunidade. Outros também terão oportunidade. É apenas início de trabalho. Jogador que não estiver aqui, não quer dizer que não vai voltar, e quem estiver na lista não quer dizer que vai ter vaga garantida para as próximas convocações", justificou o treinador após divulgar a lista. 

 

O novo ciclo da seleção brasileira começa com amistoso diante da Colômbia em Miami, em 5 de setembro. Quatro dias mais tarde a equipe de Dunga enfrenta o Equador, em Nova Jersey. Ainda neste ano o time enfrenta Argentina, Japão e Turquia.

 

Dunga divulgou a lista ao lado do presidente da CBF, José Maria Marin, e do coordenador Gilmar Rinaldi. Entre as novidades, o treinador manteve o goleiro Jefferson, reserva de Julio Cesar na Copa, mas adiciona ao grupo o novato Rafael, atual jogador do Napoli.

 

Do futebol brasileiro, Dunga oferece uma chance aos corintianos Gil e Elias, além do atacante do Atlético Diego Tardelli. Do exterior, o meia do Liverpool Philippe Coutinho volta a integrar a equipe nacional.

 

As partidas nos Estados Unidos contra colombianos e equatorianos marcam a reaparição da seleção brasileira após a quarta colocação na última Copa do Mundo. Ainda com Luiz Felipe Scolari, o último jogo do time nacional aconteceu em Brasília, na derrota por 3 a 0 para a Holanda.

 

O compromisso em Miami no dia 5 de setembro também marca o retorno de Dunga à seleção. Após quatro anos de trabalho, entre 2006 e 2010, o treinador se despediu do comando do time nacional na derrota para a Holanda na Copa da África do Sul. 

 

Veja os 22 convocados de Dunga:

 

Goleiros

Jefferson (Botafogo)

Rafael (Napoli)

 

Zagueiros

Miranda (Atlético de Madri)

Gil (Corinthians)

David Luiz (PSG)

Marquinhos (PSG)

 

Laterais

Maicon (Roma)

Filipe Luís (Chelsea)

Alex Sandro (Porto)

Danilo (Porto)

 

Meio-campistas

Luiz Gustavo (Wolfsburg)

Ramires (Chelsea)

Fernandinho (Manchester City)

Oscar (Chelsea)

Willian (Chelsea)

Elias (Corinthians)

Ricardo Goulart (Cruzeiro)

Philippe Coutinho (Liverpool)

Éverton Ribeiro (Cruzeiro)

 

Atacantes

Neymar (Barcelona)

Diego Tardelli (Atlético-MG)

Hulk (Zenit)

 

Fonte: UOL