Sistema Cantareira tem água para mais quatro meses, afirma Alckmin

22/08/2014

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta quinta-feira (21) que os reservatórios de Atibainha e Jaguari-Jacareí, que integram o sistema Cantareira, têm água para mais quatro meses caso não chova.

 

"Chegaremos [com água] até o final do ano. Isso, imaginando que não chova, mas é evidente que tem chuva", disse. Ele afirmou que ainda haverá uma parte do volume morto à disposição.

 

A Sabesp tem dito que as medidas anticrise garantirão o abastecimento pelo sistema Cantareira até março de 2015. Na semana passada, a companhia começou a usar o "volume morto" de mais uma represa do sistema Cantareira

 

A represa afetada dessa vez é a Atibainha, localizada em Nazaré Paulista (a 64 km de São Paulo). Os primeiros reservatórios do sistema Cantareira a secarem foram a dupla Jaguari-Jacareí, em Bragança Paulista (a 85 km da capital).

 

A Sabesp também anunciou ter conseguido autorização dos órgãos reguladores para fazer obras que permitirão a utilização de mais 100 bilhões de litros, pelo menos, do "volume morto" do sistema Cantareira. A data em que essa segunda cota começará a ser utilizada e o custo dessas obras não foram informados.

 

O "volume morto" é uma reserva de água que fica abaixo das comportas das represas e que, para ser utilizada, precisa ser retirada com bombas. 

 

Fonte: Folha de S.Paulo