Geração de empregos em julho é a menor para o mês em 15 anos

22/08/2014

Mesmo com o fim da greve do IBGE, os dados da Pesquisa Mensal de Emprego de julho não foram divulgados por completo. Foi o terceiro mês seguido sem uma média da taxa de desemprego nas seis regiões pesquisadas no país.

 

Mais uma vez, faltaram informações de Porto Alegre e Salvador, por atraso na coleta, análise e processamento dos dados.

 

A greve dos servidores durou dois meses e terminou no último dia 12. O instituto projeta divulgar em 25 de setembro os dados das duas regiões e a média de maio a julho.

 

Sem a média, a melhor referência é São Paulo, que responde por cerca de 40% da pesquisa. A taxa de desemprego ficou em 4,9%, abaixo dos 5,1% de junho. Foi a única região na qual a taxa declinou.

 

No Rio, o percentual ficou em 3,6% em julho, a mais baixa das quatro regiões, sob impacto dos empregos temporários gerados na Copa do Mundo. Recife e Belo Horizonte tiveram taxas de 6,6% e 4,1%, respectivamente.

 

Os resultados de Belo Horizonte, São Paulo e Rio representam o menor patamar da taxa de desemprego para os meses de julho desde 2002, primeiro ano da pesquisa do IBGE.

 

No último dado disponível, a taxa média das seis regiões havia sido de 4,9%, o menor patamar para o mês de toda a série série histórica.

 

O desemprego tem se mantido em patamares historicamente baixos na maioria das regiões pesquisadas principalmente por causa da saída de trabalhadores do mercado, em especial jovens, idosos e mulheres.

 

Fonte: Folha de S.Paulo