Zara retira de venda camiseta de aparência nazista

28/08/2014

A marca de roupas espanhola Zara retirou nesta quarta-feira de seu catálogo de vendas uma camisa infantil estilo marinheiro decorado com uma estrela amarela, que provocou protestos por sua semelhança com o distintivo imposto pelos nazistas aos judeus.

 

A roupa, de listras horizontais em azul e branco com uma estrela de seis pontas no lado esquerdo do peito, esteve disponível por poucas horas na loja online da Zara.

 

"O desenho original foi inspirado nas estrelas de xerife dos típicos filmes de faroeste" americanos, muitas vezes douradas e com seis pontas, declarou um porta-voz da popular marca.

 

"Não tem nada a ver com as conotações a que está sendo associada", acrescentou, referindo-se a estrela amarela que os judeus tinham que usar na Alemanha e outros países ocupados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e as listras verticais dos uniformes dos prisioneiros nos campos de concentração.

 

"Entendemos que há uma sensibilidade em relação a esta questão" e "estamos pedindo desculpas aos nossos clientes", disse o porta-voz.

 

A marca espanhola, que pertence ao grupo Inditex, já havia sido fortemente criticada em 2007 por ter vendido uma bolsa bordada com a suástica. A Zara se defendeu alegando não ter notado este símbolo apropriado pelos nazistas em um artigo produzido por um dos seus fornecedores.

 

Vale lembrar que em maio deste ano, a empresa admitiu em depoimento na CPI do trabalho da Assembléia Legislativa de São Paulo, que havia trabalho escravo na cadeia produtiva da marca.  

 

Fonte: Estadão