Sindicato difunde direitos da mulher com foco na Lei Maria da Penha e na lei previdenciária

28/08/2014

Nesta quinta-feira, 28 de agosto, a Diretoria de Assistência Social e Previdência / Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu um Seminário sobre Os Aspectos Trabalhistas e Previdenciários nas Questões de Violência Doméstica.

 

As palestras foram conduzidas pela diretora da entidade sindical, Cleonice Caetano; pela coordenadora de Previdência, Marlene Carvalho; e pela presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP, dra. Carmen Dora de Freitas Ferreira, parceira do Sindicato em todas as ações pela diversidade.

 

Na ocasião, os participantes puderam debater temas como os impactos da violência doméstica na relação de trabalho, conhecer ainda mais sobre a Lei Maria da Penha e como utilizá-la para se proteger, além de receber informações – muitas vezes desconhecidas – sobre benefícios e serviços do INSS que podem ser requeridos em caso de violência doméstica contra a mulher, tais como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte. 

 

A ação teve como objetivo, mais uma vez, orientar as pessoas primeiro a evitar a violência. Mas, caso ela ocorra, como e aonde procurar ajuda. Como lidar com isso no ambiente profissional. Como contar com a legislação brasileira nesse momento de violação aos direitos humanos, lembrando que a Previdência Social também é um direito do cidadão.