Sindicato dos Comerciários repudia a discriminação no futebol

29/08/2014

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo repudia veementemente toda e qualquer atitude racista como a que aconteceu durante o jogo desta quinta-feira (28), entre Grêmio e Santos, em Porto Alegre, na qual o goleiro Aranha do time do Santos foi chamado de “macaco” por torcedores além dos mesmos ficarem imitando sons de macaco em direção ao atleta. Uma atitude vexatória para denigrir um ser humano que está ali suando a camisa pelo seu time independentemente de etnia, raça, sexo, cor, idade, etc.

 

Recentemente o jogador Daniel Alves, do Barcelona, em protesto ao racismo que estaria sofrendo comeu uma banana que foi arremessada em campo, durante a partida contra o Villarreal.

 

“O futebol não pode continuar tendo sua imagem manchada por atitudes de racismo, preconceituosas ou qualquer tipo de violência praticada por maus torcedores”, explica Ricardo Patah, presidente do Sindicato.

 

O Sindicato está solidário ao goleiro do Santos e tantos outros que passaram pela mesma situação e contra esses absurdos que estão acontecendo nos estádios de futebol. Lutamos diariamente pela inclusão dos afrodescendentes e dos deficientes no mercado de trabalho. Lutamos pela valorização da mulher no mercado de trabalho. Lutamos pelo trabalho decente e pela justiça social. 

 

“Temos que continuar a luta, pois se acontece a discriminação numa partida de futebol onde há diversas câmeras filmando também é cruel com as trabalhadoras e trabalhadores que também sofrem discriminação. Esse crime precisa ser erradicado não só no futebol mas em todas as áreas da nossa sociedade, pois estamos em pleno século 21, com tantos avanços sociais e tecnológicos e ainda existem pessoas que insistem em manter atitudes discriminatórias”, conclui Patah.