Sindicato abre as portas para o “São Paulo Diverso”

23/10/2014


Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo acontecerá em São Paulo dia 29 de outubro -

 

Na manhã desta quinta-feira (23), a Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo recebeu diversas empresas para assistirem à apresentação do projeto ‘São Paulo Diverso’ e discutirem a diversidade e a inclusão no comércio. O encontro aconteceu na sede da entidade, centro da capital, e reuniu representantes da Besni, Makro, Riachuelo, C&C, Carrefour, Pernambucanas, Polishop, Marisa e Walmart.

 

 “Vamos receber esse projeto de braços abertos. O Sindicato é pioneiro no processo da inclusão no mercado de trabalho – começamos com o acordo com a Camisaria Colombo. Todas as ações nesse sentido fazem parte da nossa luta. O Fórum vem para somar. Será um momento importante de diálogo e, tenho certeza, de grandes resultados e propostas que irão beneficiar os trabalhadores da cidade de São Paulo”, disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato e que também participará do debate no Fórum.

 

As demandas e as ações de inclusão do Sindicato são realizadas pela Secretaria da Diversidade.

 

“O Sindicato tem um trabalho social de inclusão. Trabalhamos as temáticas do negro, da mulher, dos LGBT’S, da pessoa com deficiência, da pessoa em situação de rua, entre outras. O lema do mundo sindical é a igualdade de oportunidade. Afinal, ninguém nasce preconceituoso. As pessoas se transformam com a criação e os valores que são apresentados”, disse Cleonice Caetano Souza, diretora da Secretaria da Diversidade da Entidade Sindical.

 

Mauricio Pestana, da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, apresentou a proposta do ‘São Paulo Diverso’ aos representantes das empresas. 

 

Fórum

 

O “São Paulo Diverso” será um espaço de diálogo e reflexão entre poder público (prefeitura), setor produtivo (empresas) e a representação dos trabalhadores (sindicato e centrais sindicais). Organizado pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fórum quer incentivar empresas e demais organizações a adotarem políticas de ação afirmativa em relação a gênero, raça, público LGBT, pessoas com deficiência e jovens aprendizes, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de grupos historicamente excluídos do crescimento econômico do País. 

 

“Vamos pactuar políticas, metas e indicadores para que possamos diminuir a desigualdade de raça, de gênero e de necessidades pessoais, em especial no mundo do trabalho e em outros setores da sociedade paulistana. É um Fórum que tem a participação da sociedade e das maiores empresas da cidade. O objetivo é a construção de políticas de diminuição da desigualdade. Vamos transformar o Fórum em um espaço social”, disse Antonio Pinto, secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial. 

 

O evento é aberto ao público e acontecerá no dia 29 de outubro, das 9h às 13h, no auditório do Instituto Carrefour, localizado à Rua Paul Valéry, 255 – Granja Julieta – São Paulo.