Com Selic a 11,25%, poupança passa a liderar aplicações sobre fundos

30/10/2014

Com a decisão do Banco Central de aumentar a taxa Selic para 11,25% ao ano nesta quarta-feira (29), os fundos de renda fixa perdem da poupança na maioria dos cenários previstos pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

 

A caderneta perde para fundos de renda fixa com taxa de administração de até 1,0% ao ano, independentemente de quanto tempo os recursos ficarem guardados.

 

No caso dos fundos com taxa de 1,5%, os fundos ganham se o dinheiro for mantido por mais de um ano na aplicação. Há empate se os recursos ficarem investidos entre seis meses e um ano e a caderneta ganha quando o montante é mantido guardado por até seis meses.

 

Os fundos com taxa de administração de 2% ao ano só ganham da poupança se o valor ficar investido por mais de dois anos. Em todos os demais prazos, a caderneta é mais vantajosa.

 

Nos fundos com taxa de administração de 2,5% ou mais, a caderneta rende mais que os fundos em qualquer prazo de resgate.

 

SAIBA MAIS

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia.

 

Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e, assim, pode consumir mais. Esse aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender um consumo maior.

 

Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento -que ficam mais caros-, a economia se desacelera e evita-se que os preços subam -ou seja, inflação.

 

Com a alta da taxa básica de juros (Selic), o BC aumenta a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública. Assim, passa a "faltar" dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos com retorno maior que o pago pelo governo.

 

É por isso que os empresários pedem cortes nas taxas: para viabilizar investimentos, ainda mais em tempos de economia fraca. Nos mercados, reduções da taxa de juros viabilizam normalmente migração de recursos da renda fixa para a Bolsa de Valores.

 

Em um cenário normal, é também por esse motivo que as Bolsas sobem nos Estados Unidos ao menor sinal do Federal Reserve (BC dos EUA) de que os juros possam cair.

 

Quando o juro sobe, acontece o inverso. O investimento em dívida absorve o dinheiro que serviria para financiar o setor produtivo.

 

SELIC

A Selic é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso, afeta os juros de toda a economia do país.

O nome vem de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias. O sistema foi criado em 1979 pelo Banco Central e pela Anbima.

 

Fonte: Folha de S.Paulo