Plenária Nacional dos Comerciários inicia em Belo Horizonte

30/10/2014


Na tarde desta quinta - feira (30) iniciou, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da União Geral dos Trabalhadores ( UGT ). O evento reúne líderes sindicais de diversos estados da federação que, até a tarde de sexta-feira, discutirão os principais temas que pautam a luta da categoria por melhores condições de trabalho.

 

A mesa de abertura, presidida por Canindé Pegado, secretário Geral da UGT, contou com a presença de José Cloves Rodrigues, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Márcio Fatel, presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do estado da Bahia e secretário do Trabalhador no Setor de Comércio da UGT, Cleber Paiva, Federação dos Comerciários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Lourenço Ferreira do Prado, vice - presidente da UGT nacional, Valmir de Almeida, da Federação dos Comerciários do Norte e Nordeste, além dos presidentes e representantes das estaduais da UGT: Minas Gerais, deputado  Ademir Camilo, Pará, deputado José Francisco, Espírito Santo, Ari George, Santa Catarina, Waldemar Schulz (Mazinho), Goiás, Jacira Carvalho, Rondônia, Francisco Lima, Ceará, Carlos Lindolfo, Rio de Janeiro, Sérgio Luiz e Piauí, Celso Henrique. 

 

"Este é um evento que traduz o que o trabalhador necessita, além de ser o momento de unir a categoria para enfrentar os desafios futuros", explica o deputado Camilo. A UGT é a central que agrega o maior número de entidades sindicais de comerciários do Brasil, ao todo 300 entidades, isso é fundamental para fortalecer a unidade da categoria em prol dos benefícios necessários para os trabalhadores e trabalhadoras do setor.

 

Nesses dois dias de plenária, os dirigentes sindicais abordarão temas como o piso salarial nacional do setor, os acordos que são fechados com grandes redes varejistas, jornada de trabalho, entre outros. 

 

Durante a cerimônia de abertura, a comemoração do Dia dos Comerciários foi lembrado e enfatizado como um importante momento para os trabalhadores e trabalhadoras do setor, pois é um dia de festa, mas também de reflexão sobre as conquistas alcançadas e os desafios que ainda estão por vir. Na abertura, foi feito também um minuto de silêncio em memória de José Ribeiro de Paula Coelho, diretor do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte, que faleceu em 25 de outubro. 

 

Por Fábio Ramalho - imprensa UGT