Composto extraído de planta pode destruir vários tipos de câncer, diz pesquisa

31/10/2014

Cientistas australianos descobriram que a semente da Blushwood, uma planta nativa da floresta tropical australiana, pode destruir rapidamente tumores de vários tipos, como o de cabeça, pescoço e cólon e o melanoma, câncer de pele.

 

A droga EBC-46, nomenclatura da molécula promissora, foi extraída a partir do fruto da árvore Blushwood, que é encontrada nas florestas tropicais do norte de Queensland, na Austrália. Os cientistas do Instituto de Pesquisa Médica QIMR Berghofer explicaram que, embora o composto ainda não tenha sido testado em humanos, o potencial de a droga ser eficaz para quem tem câncer é alto.

 

Segundo Glen Boyle, que liderou o estudo, uma única aplicação tópica da EBC-46 – por meio de uma injeção diretamente no local do tumor – foi capaz de interromper a mutação das células cancerígenas dentro de apenas quatro horas, e, em seguida, conseguiu destruir os tumores. O pesquisador, no entanto, afirma que não há evidências que essa droga possa ser eficaz no caso de cânceres metastáticos.

 

O princípio de atuação da nova droga é cortar o fornecimento de sangue para o tumor, que o alimentaria. A droga está sendo estudada para uso humano e também veterinário. Experimentos já comprovaram também que a EBC-46 destruiu ou diminuiu tumores em animais de estimação, como gatos, cachorros e cavalos.

 

Os cientistas estão esperando a aprovação regulatória para começar a primeira fase clínica, que testa o medicamento em humanos.

 

Fonte: IG