Acidentes aéreos no Brasil caem 15% em 2014

12/01/2015

O número de acidentes aéreos no Brasil caiu 14,5% em 2014, se comparado a 2013, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) compilados com exclusividade para o iG. No ano passado, o País registrou 136 ocorrências. Em 2013, foram 159.

 

O número de mortos nesses acidentes também caiu: foram 27 no ano passado contra 29 em 2013. O índice é o menor em quatro anos, de acordo com o órgão.

 

"Houve uma média de 2,3 fatalidades para cada uma das 27 ocorrências. Esse número é quase todo de acidentes que acontecerem com aeronaves menores, com capacidade para poucos passageiros. Em mais de 35% das ocorrências, estavam a bordo somente pilotos", detalha Raquel de Almeida Iber, gerente de pesquisas e análise de tendências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Em relação às causas, a especialista explica que normalmente há mais de um fator que contribui para as ocorrências. "Nos últimos dez anos, por exemplo, cerca de 15% dos acidentes tiveram como principal causa o julgamento de pilotagem". O termo se refere a decisões tomadas pelo piloto.

 

A redução de acidentes ocorre em meio a um cenário onde o número de aeronaves em movimento só aumenta. Em 2014, o setor cresceu 5,2%, indicou o Decolagem Certa (DCERTA), sistema que acompanha e verificação a regularidade de certificados e licenças de aeronaves. 

 

O Brasil também se manteve abaixo da média em número de acidentes fatais na aviação regular em comparação com outros países. Foram 0,19 por um milhão de decolagens em 2014, enquanto a mesma média mundial foi de 0,39.

 

Ano trágico

A queda do voo 8501 da AirAsia, que seguia da Indonésia para Cingapura em dezembro de 2014, fechou um ano trágico para a aviação mundial. Mas será que esse foi o pior ano da história da aviação recente? Sim e não. Depende do ponto de vista.

 

Em termos de acidentes, 2014 registrou o número mais baixo dos últimos 80 anos, de acordo com a Aircraft Accidents Archives, cuja sede fica em Genebra. Com o desaparecimento do AirAsia, foram 111. A última vez que o mundo teve 111 acidentes foi em 1927.

 

Em relação às mortes, porém, os números pintam um quadro mais sombrio. Depois da tragédia com o AirAsia, o ano foi considerado o mais mortal da última década, com 1.320 mortes.

"Se você considerar números absolutos de acidentes de aeronaves, voar hoje é mais seguro", disse Kane Ray, analista do Escritório instituto Bureau Internacional de Aviação (BAAA, na sigla em inglês), um grupo de consultoria de aviação global, à CNN.

 

"No entanto, há mais aviões no céu, então naturalmente o número total [de acidentes] pode ser parecido com o de décadas anteriores. Mas em algumas categorias, os desastres são mais altos", continuou Ray, segundo a CNN.

 

Os acidentes fatais de 2014 também põem fim a um crescente registro de melhoria na segurança da aviação global. "A cada dez anos ou mais, temos um ano que é menos seguro do que outros. Infelizmente, 2014 foi um deles", disse Ronan Hubert do BAAA à CNN. Em 2013, ano mais seguro desde 1945, foram 265 mortes, de acordo com a Aviation Safety Network.

 

Ásia

A Ásia teve um ano particularmente brutal. Até março de 2014, por exemplo, a Malaysia Airlines apresentava um excelente recorde de segurança. Mas com o desaparecimento do voo MH370, que seguia de Kuala Lampur, Indonésia, a Pequim, China, com 239 pessoas a bordo, tudo mudou. Autoridades acreditam que a aeronave caiu no Oceano Índico. Já faz quase um ano e nada foi encontrado. Em julho, o voo 17 da mesma companhia foi derrubado no leste da Ucrânia matando todas as 298 pessoas a bordo.

 

"Este é o meu pior pesadelo", twittou o CEO da AirAsia, Tony Fernandes, enquanto o voo QZ8501 da AirAsia era procurado.

 

Contraste

Quando desastres aéreos acontecem, eles fazem notícia. Mas, no geral, acidentes em rodovias matam mais do que no ar. Há cerca de 1,24 milhões de mortes todos os anos nas estradas de todo o mundo, apontou a Organização Mundial de Saúde em 2013. Em contrapartida, o ano mais mortífero da aviação teve 3.346 mortes, disse o BAAA. Isso foi em 1972.

 

Fonte: IG