Rebaixamento da Petrobras não deverá contaminar economia, diz secretário

27/02/2015

O rebaixamento da Petrobras pela agência de classificação de risco Moody's não deverá contaminar a economia brasileira, disse hoje (26) o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive. Segundo ele, a análise levou em consideração apenas a situação da estatal, não a das demais empresas. “As agências [de classificação de risco] analisam empresa por empresa. Acho que a classificação da Petrobras não contamina as demais empresas.”

 

O secretário evitou confirmar se a equipe econômica pretende anunciar novas medidas de ajuste fiscal. Ele, no entanto, disse que o governo permanentemente estuda a situação econômica e que informará ao público caso decisões sejam tomadas.

 

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país), Saintive informou que a Fazenda trabalha para 2015 com projeções próximas às do mercado financeiro. O secretário, porém, negou que a equipe econômica trabalhe com números negativos.

 

Segundo a última edição do boletim Focus, pesquisa semanal divulgada pelo Banco Central, as instituições financeiras preveem contração de 0,5% do PIB para este ano. De acordo com Saintive, as projeções da Fazenda são correlacionadas com as do mercado, mas não negativas.

 

Fonte: Agência Brasil