Desemprego em fevereiro é de 5,9%, aumento no mês e em um ano, diz IBGE

26/03/2015

A taxa de desemprego no Brasil em fevereiro foi de 5,9%, aumento de 0,6 ponto percentual na comparação com janeiro. Também foi registrado aumento em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi de 5,1%.

 

O nível de desemprego é o maior registrado desde junho de 2013, quando era de 6%. Para o mês, é o maior desde fevereiro de 2011, quando chegou a 6,4%.

 

Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego) e foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (26). Na última pesquisa, com dados de janeiro, o desemprego registrado foi de 5,3%, o maior desde setembro de 2013.

 

Fevereiro registrou fechamento de vagas

Em fevereiro, 2.415 vagas com carteira assinada foram fechadas no Brasil. O resultado mostra uma forte desaceleração em relação a janeiro, quando foram cortados 81.774 postos de trabalho. Ainda assim, é o pior saldo para fevereiro desde 1999, quando foram cortadas 78.030 vagas.

 

Os dados são do Caged (cadastro de empregados com carteira assinada, do Ministério do Trabalho), e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho no último dia 18.

 

PME avalia seis regiões do Brasil

A PME é baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O IBGE não inclui no número de desempregados as pessoas que não tem trabalho e nem procuraram nos 30 dias anteriores à pesquisa.

 

Além da PME, o instituto também realiza a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que leva em conta dados de 211.344 domícilios em cerca de 3.500 municípios. Por ser mais abrangente, essa pesquisa deve substituir a PME no futuro.

 

Em 2015, o IBGE passou a fazer divulgações mensais da Pnad Contínua. No primeiro resultado divulgado, com dados do trimestre terminado em janeiro, o desemprego registrado foi de 6,8%.  

 

Fonte: UOL