Trabalhadores vão poder solicitar o seguro-desemprego através da internet

30/03/2015

Enquanto se discute no Congresso o ajuste fiscal, que, entre outros, aumenta o prazo para início do pagamento do seguro-desemprego, uma resolução do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai agilizar a concessão do benefício e reduzir as fraudes. A partir de quarta-feira, para tornar mais rápido o atendimento, os trabalhadores dispensados vão poder fazer o pedido através da internet. 

 

Além de acabar com as filas e os transtornos em postos, a medida visa a dar maior segurança às informações sobre os trabalhadores. É que, conforme determinação do MTE, as empresas serão obrigadas a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empregados pela internet. A medida obedece à resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. 

 

Os empregadores só poderão preencher o requerimento do benefício e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. A entrega dos formulários impressos, utilizados hoje, será aceita só até amanhã. 

 

Segundo o ministério, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados, e possibilitará o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do seguro-desemprego.

 

Fonte: IG