Romero Britto processa Apple por uso de suas ilustrações

14/04/2015

O artista brasileiro Romero Britto abriu um processo contra a Apple e uma empresa americana de design por uso indevido de suas ilustrações em uma campanha de marketing da marca.

 

O problema teria sido a campanha “Start Something New” (Comece algo novo, em português) que tem como uma das ilustrações a imagem de uma mão estendida com desenhos coloridos que surgem a partir de um dedo (veja acima). A imagem teria sido licenciada pela empresa de design Craig&Karl para a Apple.

 

O processo aberto em um tribunal em Miami, nos Estados Unidos, solicita que a Apple e os designers Craig Redman, de Nova York, e Karl Maier, de Londres, paguem uma indenização para Britto por violar direitos autorais e realizar concorrência desleal. O artista também solicita que o uso de suas imagens pela Apple seja proibido.

 

Segundo os advogados de Britto, mesmo não sendo uma cópia exata, a imagem tem cores e padrões semelhantes aos que Britto usa em seus trabalhos. “Esta combinação específica de elementos visuais quando tomados em sua totalidade cria uma impressão visual de conjunto que é exclusivo ao trabalho de Britto”, diz trecho da ação judicial, segundo reportagem da Associated Press.

 

Britto alega ainda que teria recebido parabéns de amigos quando a campanha da Apple foi lançada, tamanha a semelhança da da imagem divulgada com seus trabalhos. Ao investigar o trabalho dos designers que realizaram a campanha para a Apple, o artista brasileiro teria percebido que diversos outros projetos do estúdio usam imagens semelhantes ao seu trabalho.

 

Segundo reportagem da Associated Press, a Apple e o estúdio de design não quiseram comentar o assunto.

 

Fonte: Estadão