Prévia do PIB cai 1,07% em março e fecha 1º tri com queda de 0,8%

21/05/2015

O índice considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto, o IBC-Br --Índice de Atividade Econômica do Banco Central--, recuou 1,07% em março, em comparação com fevereiro.

 

Analistas consultados pela Reuters esperavam queda de 0,5% na comparação mensal, de acordo com a mediana de 25 projeções, que foram de queda de 0,9%  a alta de 0,2%.

 

O dado referente ao primeiro trimestre de 2015 teve queda de 0,8% em relação a esse período do ano passado.

 

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Banco Central.

 

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.

 

Ele é considerado por analistas como uma "prévia mensal" do resultado oficial do PIB, que é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

O  IBGE divulgou no dia 27 de março que o PIB  fechou 2014 em leve alta de 0,1%. Foi o pior resultado para a economia desde a queda de 0,2% em 2009, auge da crise econômica mundial.

 

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

 

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

 

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

 

Fonte: UOL