Comerciários SP participa de pré-conferência de mulheres da Cidade de São Paulo – região Vila Maria

24/08/2015

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, representado pela secretária da Mulher, Isabel Kausz, participou da pré-conferência de mulheres da Cidade de São Paulo – região Vila Maria, que aconteceu no domingo, dia 23 de agosto, no Clube da Vila Maria.

 

Na reunião, que é preparatória para a 5ª Conferencia Municipal de Políticas para as Mulheres, estiveram presentes todos os movimentos sociais da Vila Maria. Foram apresentadas propostas para promover a igualdade de gênero no mundo e a autonomia econômica das mulheres, considerado as desigualdades entre homens e mulheres, de classe, raça e etnia. Também foram pensadas ações específicas que contribuam para a eliminação da desigual divisão sexual do trabalho, com ênfase nas políticas de gênero.

 

Segundo Isabel Kausz, é preciso ampliar a participação e permanência das mulheres no mundo do trabalho e garantir a qualidade nas condições e a igualdade de rendimentos.

 

“Precisamos sempre levar nossa luta de compartilhamento de responsabilidades compartilhadas, estaremos sempre e em todos os espaços levando nossa bandeira: creches com horário diferenciado, não à violência; ratificação da 156 OIT, sobre responsabilidades compartilhadas; mais políticas publicas de gênero, entre tantas outras”, falou Isabel.

 

  

 

A 5° Conferencia Municipal de Políticas para as Mulheres vai acontecer de 18 a 20 de setembro no Anhembi e terá como tema “Participação, Políticas Públicas e Consolidação de Direitos: Construindo o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres”.

Essa conferência visa produzir um balanço das políticas públicas das mulheres em São Paulo, bem como busca discutir, propor novas e necessárias políticas e seu aprimoramento. 

 

Ela terá como objetivo final a a elaboração e construção de diretrizes orientadoras para o 1° Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e do mesmo a constituição de diretrizes e resoluções a serem debatidas no âmbito da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres no Estado de São Paulo e da Conferência Nacional de Políticas para as mulheres, com o propósito de fortalecer as políticas para as mulheres, mediante a promoção, qualificação e garantia da participação das mesmas, na formulação e no controle das políticas; além de fortalecer a relação entre governo e sociedade civil, estimulando a criação e o fortalecimento das organizações feministas e de mulheres. 

 

5° Conferencia Municipal de Políticas para as Mulheres terá os seguintes eixos temáticos:

1)AUTONOMIA ECONOMICA, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO;

2)EDUCAÇÃO E GÊNERO;

3)SAÚDE E DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS;

4)DIREITO A CIDADE;

5)ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA;

6)PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CONTROLE SOCIAL;

7)CULTURA E COMUNICAÇÃO NÃO SEXISTA;

 

5° Conferencia Municipal de Políticas para as Mulheres terá as seguintes pré-conferências temáticas:

1)JOVENS

2)MULHERES COM DEFICIÊNCIA;

3)ÉTNICO RACIAL, POVOS TRADICIONAIS E IMIGRANTES;

4)MULHERES IDOSAS;

5)MULHERES EM SITUAÇÃO DE PROSTITUIÇÃO;

6)LGBT

7)MULHERES TRABALHADORAS;