7 benefícios da menta para a saúde

31/08/2015

Aquelas pequenas folhas levemente ardidas e refrescantes podem fazer muito pela sua saúde. Seja em forma de chá ou adicionada a sucos - como o de abacaxi, a menta pode ajudar a melhorar a saúde. Consumir com moderação, no entanto, é fundamental.

 

Fácil de ser cultivada em casa, quem não quiser ter esse pequeno trabalho também pode comprar em feiras livres. Prefira escolher folhas macias, já que as mais murchas são velhas e não acrescentam um sabor interessante ao preparo. Elas resistem na geladeira, em um saco plástico, por cerca de três dias.

 

Presente na culinária árabe e em outras culturas, também pode ser adicionada a marinadas, sopas e chás.

 

 

1 - Alívio respiratório: muitos inalantes contêm mentol porque ele ajuda a reduzir a congestão nasal.

 

2 - Problemas na digestão: o óleo da hortelã-pimenta foi capaz de reduzir náuseas em pessoas que passaram por cirurgias. Além disso, pode acalmar o a síndrome do intestino irritável.

 

3 - Oxiúro: a menta pode ajudar a exterminar vermes, como os chamados oxiúros, parasitas do intestino.

 

4 - Bactérias: óleos essenciais da menta, em estudo, puderam impedir o crescimento de uma bactéria chamada E.coli, que é resistente a antibióticos e pode causar diarreia de difícil tratamento.

 

5 - Câncer de pulmão: efeito antioxidante da menta conseguiu reduzir significativamente os tumores em pulmões de ratos.

 

6 - Evita o câncer: os compostos fitoquímicos fenólicos presentes na menta ajudam a prevenir o câncer.

 

7 - Protetora do coração: a menta é capaz de ajudar a reduzir o colesterol ruim. Inserir um pouquinho no dia a dia ajuda a manter o coração saudável.

 

Fonte: IG