Atrações gratuitas para o Dias das Crianças

09/10/2015

A semana que engloba o Dia das Crianças, 12 de outubro, traz diversas atrações para quem ficar em São Paulo durante o feriadão. Selecionamos aqui algumas delas, todas gratuitas, para você curtir com seus filhos nesse dia tão especail. Confira!

 

Catavento Cultural e Educacional

O museu estará aberto, excepcionalmente, na segunda-feira, 12 de Outubro, com programação especial e entrada gratuita. Além de todo o acervo fixo, haverá também outras atividades para toda a família, como teatro, workshops sobre ciência e exposição. O Catavento fica na Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, Centro (3315-0051). Confira:

 

Teatro

Às 11h e 15h, haverá apresentação do espetáculo 'Viver com Saúde', que aborda a importância da alimentação saudável, por meio de atividades lúdicas e interativas. 

 

Tecnologia

Os visitantes poderão participar do Workshop de Novas Tecnologias e experimentar o funcionamento de tecnologias exponenciais, como Impressão 3D, Óculos de realidade virtual (Rift) e o MAKEY MAKEY – tecnologia que permite acionar o computador por meio de objetos inusitados.

 

Exposição

A exposição Extremos da Riqueza Mato-Grossense: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, da artista plástica Tania Pardo, retrata as paisagens do Mato Grosso com utilizando a ponta dos dedos para pintar. A mostra, que reúne 20 obras, cinco já foram expostas no exterior, é a primeira da artista no Catavento e possui forte apelo para a preservação ambiental e cultural do Mato Grosso.

 

Confeitaria da Ana Maria

O Shopping Villa Lobos (Avenida das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros) recebe A Confeitaria da Ana Maria entre 2 a 18 de outubro. No evento, totalmente gratuito, crianças de 3 a 10 anos irão rechear e decorar os bolinhos da marca que poderão ser saboreados no local. Horário: Segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Sábado e domingo, das 12h às 20h.

 

Matinê do Projeto Autobahn

No dia 12 de outubro, o projeto Autobahn (80´s Club - R. Deputado Lacerda Franco, 342, Vila Madalena), fará a noite especial para comemorar o Dia das Crianças, batizada de 'A primeira balada a gente nunca esquece'. A matinê acontece em um horário bem diferente que o projeto costuma acontecer, será das 15h as 19h. As crianças poderão curtir e dançar as músicas dos anos 1980 - que os pais mais gostam, e também brincar com os brinquedos da década que tanto fizeram a cabeça de seus pais. Crianças não pagam a entrada, mas devem levar um brinquedo usado que será doado a uma instituição de caridade. Monitores também estarão disponíveis para acompanhar as crianças e divertirem.

 

Sesc Santana

O Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579, Jd. São Paulo - 2971-8700) realiza espetáculos, oficinas e intervenção para o final de semana do Dia das Crianças. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos. Os espetáculos 'Simão e o Boi Pintadinho', 'A Moça da Janela' e 'A Festa da Rosinha Boca Mole' acontecem respectivamente nos dias 10, 11 e 12 de outubro, de sábado a segunda, 17h. A intervenção 'Criança que canta... Também dança!' resgata o folclore brasileiro e o traz nas linguagens da música e dança. Os encontros são nos dias 10 e 12 de outubro, sábado e segunda, 12h. Por fim, as oficinas: os encontros para 'Fantoche de Meia' vão de 01 a 29 de outubro, às terças e quintas, 16h. Já 'Garatuja de Pano' acontece de 10 a 12 de outubro, sábado a segunda, 15h. Para essa atividade é necessária a inscrição no local, com 30 minutos de antecedência.

 

Shoping Ibirapuera

Durante três dias o Shopping Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 3103, Moema)será todinho dos pequenos. Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, sempre das 13h às 19h, o evento 'Pra ser criança' vai contar com uma programação gratuita que será uma verdadeira maratona em comemoração ao Dia das Crianças. Serão nove espetáculos teatrais e durante os intervalos das peças todos os pisos de lojas serão invadidos por personagens e diversas atividades infantis, que deixarão os adultos com vontade de ser criança. Além disso, haverá distribuição de pipoca, algodão doce e muitas outras guloseimas e surpresas.

 

As datas especiais serão separas por temas. O dia 10 de outubro será o dia das 'Fábulas' e contará com as apresentações 'Congelados', 'Pela estrada afora com Chapéuzinho Vermelho' e 'Uma aventura na Terra do Nunca'. Nos demais horários haverá cantigas de roda, princesas e personagens infantis circulando pelos diversos pisos do Ibirapuera.

 

O dia dos 'Musicais' será no dia 11 de outubro, onde além dos espetáculos infantis 'Em busca do tesouro', 'Quem nunca teve medo de dentista?' e 'O rapto da natureza', haverá ainda atividades como Camarim Fashion e um DJ infantil, onde os pequenos poderão dançar e brincar com os monitores.

 

Já o Dia das Crianças será reservado para a magia do 'Circo'. Peças como 'Show de mágica', 'Um Dia de palhaço' e 'Fonzera' encantarão a criançada neste dia especial. Nos demais horários, os pisos do Ibirapuera serão invadidos por palhaços, malabaristas e mímicos, transformando o Ibirapuera em um grande e mágico picadeiro.

 

Shopping Frei Caneca

Durante os dias 3, 4, 10, 11 e 12 de outubro, as crianças que passarem pelo Espaço Kids do Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, Consolação) aprenderão um pouquinho sobre os Direitos das Crianças ao criar um boneco com suas características. Para completar a diversão, os participantes deverão usar a criatividade para confeccionar dedoches dos membros da família e uma casinha com materiais fornecidos pela oficina. A atividade é gratuita e direcionada para meninos e meninas de 3 a 12 anos.

 

CCSP

Para celebrar o Dia da Criança, o Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000, Paraíso) apresenta a #GINCANA CULTURAL CCSP - UM FIM DE SEMANA COM A FAMÍLIA, nos dias 10, sábado, e 11, domingo, com diversas atividades e espetáculos. A qualquer hora que chegar ao CCSP, haverá alguma atividade artística ou uma brincadeira acontecendo. É entrar e participar. Por isso o nome gincana, para não dizer uma maratona, que foi preparada especialmente para alegrar e divertir com apresentações de teatro, performances, músicas, brincadeiras, percursos pelos espaços, surpresas, palhaços - que não poderiam faltar - contação de histórias e shows. E no domingo, quando pararem para um respiro e sentirem uma "fominha", do lado de fora do CCSP terá "comidinha" a preços módicos.

 

Espaço Toddynho

Durante três semanas, pais e filhos poderão curtir juntos o Espaço Toddynho Estação da Imaginação, no Shopping Metrô Tatuapé (Av. Radial Leste, s/nº, Tatuapé). O evento conta com um divertido escorregador tematizado, um barco pirata, uma ponte, escalada nos tubos e mesa de atividades. O espaço também contará com a participação da Tetra Pak, empresa que vai promover um workshop sobre reciclagem

 

Sesc Vila Mariana

No final de semana do Dia das Crianças (10 a 12 de outubro), o Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141, Vila Mariana) apresenta uma programação recheada de atrações, com oficinas, espetáculos, vivências e até performances especiais para o público infantil.

 

A diversão começa no sábado, dia 10, com a apresentação do espetáculo '“Encontros'”, da Cia. Nau de Ícaros, especialmente concebido para o espaço da Praça de Eventos da Unidade. Utilizando cordas de alpinismo, tecidos e trapézio, a proposta é promover o diálogo da linguagem circense com a dança, o vídeo e a música.

 

No dia 11, domingo, a programação prossegue com mais três atrações. Às 10h30, a Bendito Artesanato oferece a oficina “Confecção de Bonecas e Monstros de Pano”, em que as crianças e seus familiares aprenderão as técnicas para a produção dos brinquedos e, ao final da atividade, levarão de presente os bonecos produzidos. A oficina será repetida no dia 12, no mesmo horário. Em seguida, a vivência '“Arredonda a Saia'”, do Grupo Beija Fulô, envolve o público presente em uma grande saia colorida para dançar com pipas e bonecas ao som da música tradicional brasileira. A atividade, que também acontece no dia 12 (segunda-feira), começa às 14h, na Praça de Eventos.

 

Entre 13h e 16h do dia 12 (segunda-feira), a criançada terá a oportunidade de conferir as performances “'Formas-me”' (13h) e '“Cora-me'” (15h) com a artista Mariana Piza. Vestida ora com um macacão de Lego, ora com um vestido de led, a artista convida o público a ajudá-la a construir sua veste, encaixando outras peças de Lego, em '“Formas-me'”, e a ter seus batimentos cardíacos ouvidos através de um estetoscópio, acendendo as luzes de seu vestido de led, em “'Coras-me'”

 

Fonte: IG