Rússia confirma que conseguiu resgatar o segundo piloto do avião derrubado pela Turquia

25/11/2015

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, confirmou nesta quarta-feira, 25, que o segundo piloto do bombardeiro russo Su-24 derrubado na terça-feira pelas Forças Aéreas da Turquia foi resgatado "são e salvo".

 

"A operação foi concluída com sucesso. O piloto foi levado a nossa base, são e salvo", disse Shoigu durante uma reunião do Estado-Maior. O resgate contou com a participação de unidades especiais russas e sírias e terminou às 00h40 (22h40 de terça-feira em Brasília).

 

"Queria agradecer a todos os nossos rapazes que, com enorme risco para suas vidas, trabalharam por toda a noite", disse o titular da Defesa.

 

O primeiro piloto, que saltou de paraquedas junto com seu companheiro quando o Su-24 foi atingido por um míssil, morreu baleado durante o pouso.

Shoigu acrescentou que informou o presidente russo, Vladimir Putin, sobre o sucesso da operação e que o líder transmitiu suas felicitações a todos os soldados que participaram dela.

 

O chefe do Kremlin anunciou que o comandante do bombardeiro será condecorado postumamente com o título de Herói da Rússia, maior distinção concedida no país.

Segundo informações do Observatório Sírio de Direitos Humanos, o piloto que sobreviveu foi transferido para o aeroporto militar de Jmeimim, na província de Latakia, no noroeste da Síria.

 

Um porta-voz rebelde, Yahed al-Ahmad, da opositora Brigada Décima do Litoral, pertencente ao moderado Exército Livre Sírio (ELS), disse que seus combatentes haviam recuperado o corpo de um dos dois pilotos, que "já estava morto quando chegou ao solo".

 

Putin disse ainda hoje que não exclui novos incidentes com a Turquia após o abate do bombardeiro russo e alertou que Moscou reagirá "de uma forma ou de outra".

"Depois do ocorrido ontem, não podemos descartar outros incidentes. E, se eles ocorrerem, reagiremos de uma forma ou de outra. Nossos cidadãos que estão na Turquia podem correr um sério perigo", afirmou Putin

 

O presidente apoiou as recomendações feitas pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov, para que cidadãos russos não viajem para o território turco.

A Turquia, que apoia a oposição síria, notificou ontem por escrito o Conselho de Segurança da ONU sobre a derrubada de um avião militar russo após uma suposta violação de seu espaço aéreo. A informação foi negada por Moscou, que garantiu que a aeronave não saiu do território sírio.

 

Desde 30 de setembro a Rússia, aliada do regime de Bashar Assad, realiza uma campanha de bombardeios na Síria contra o Estado Islâmico em sua primeira intervenção militar no país árabe.

 

Alemanha. A derrubada do avião militar russo afetou o processo de solução política na Síria e tudo deve ser feito para evitar um agravamento da crise, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta quarta-feira.

 

"A situação foi agravada pela derrubada de um avião russo pela Turquia", disse Merkel em discurso na câmara baixa do Parlamento, em referência à situação na Síria. "Precisamos fazer de tudo para evitar uma agravamento".

 

"É claro que todo país tem o direito de defender seu território, mas sabemos o quão tensa a situação está na Síria e nos arredores. Falei ontem com o premiê turco e lhe pedi para fazer tudo para desagravar a situação", acrescentou.

 

Fonte: Estadão