Veja 10 cidades para fugir do calor no Brasil

10/02/2016

Morar em um país tropical pode não ser tão inspirador para muitos brasileiros como foi para Jorge Ben quando compôs sua canção (“moro num país tropical, abençoado por Deus”, lembra?). As temperaturas elevadas, típicas do clima tropical, representam para muitos desconforto, improdutividade e indisposição. Pensando neles (em você, será?), montamos um roteiro de destinos arejados e refrescantes no Brasil - sim, por aqui também há, acredite! - e no exterior.

 

GRAMADO, RS – A cereja do bolo da Serra Gaúcha reserva aos visitantes dias de verão com temperatura média de 22ºC e noites mais frescas, beirando os 15ºC. Acompanhados da degustação de vinhos da região, aliás, torna o programa ainda mais refrescante.

 

TAPIRAÍ, SP - Você talvez nunca tenha ouvido falar nessa cidadezinha de 8 mil habitantes próxima à Sorocaba, no Estado de São Paulo. Entretanto, ela é uma das portas de entrada a toda exuberância da Mata Atlântica e, por esse motivo, 80% de seu território é tombado como Área de Proteção Ambiental. Boia-cross, canoagem, rapel e trilhas por cachoeiras e rios são algumas das atividades que têm atraído cada vez mais turistas a essa tranquila cidade interioriana de clima ameno no verão.

 

MONTE VERDE, MG – Menos estruturada que sua ‘prima’ Campos do Jordão, com a qual, aliás, é sempre comparada, embora mais abundante em vegetação nativa, Monte Verde se torna uma opção agradável e charmosa para os que correm do calor. Entre as atrações turísticas, a caminhada até a pedra Chapéu do Bispo e Pedra Redonda está entre as mais bonitas (e baratas).

 

SÃO JOAQUIM, SC – Famosa pelas belas paisagens que se formam com as geadas do inverno, São Joaquim é considerado um dos municípios mais frios do Brasil e a temperatura mais alta que já registrou no verão é de 31ºC, o que é exceção, diga-se. Em geral, os termômetros em janeiro não ultrapassam a marca dos 17ºC. Pode imaginar um verão assim no país?!

 

CURITIBA, PR – Em Curitiba, o dia mais quente registrado nos últimos anos chegou à marca dos 35ºC. Em média, o verão curitibano não passa dos 23ºC e geralmente vem acompanhado de chuva. Na foto, Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690; entrada grátis; jardimbotanicocuritiba.com.br).

 

CURITIBA, PR - Ao visitar a cidade, não deixe de fazer uma refeição em Santa Felicidade, bairro de origem italiana formado exclusivamente de cantinas. O passeio é bastante clichê, com construções exageradas e de arquitetura duvidosa, mas quem não gosta de um bom prato de massa na companhia de amigos em um cenário bizarro? Pode ser divertido.

 

SÃO FRANCISCO XAVIER, SP – Se você não quer sofrer grandes choques climáticos, sugerimos São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, a 150 km da capital paulista. Ali, a temperatura média no verão é de 30ºC, algo não tão fresco, mas as noites são sempre frescas. Cachoeiras, trilhas, rios para canoagem e rampa de voo livre garantem a diversão dos turistas.

 

CAMPOS DO JORDÃO, SP – O sol de verão da cidade mais famosa da Serra da Mantiqueira bronzeia e muito, mas a brisa sempre fresca e a temperatura agradável enganam os mais inexperientes. Nos meses de dezembro a março, Campos do Jordão assume um estilo ‘low profile’ e, por isso mesmo, é perfeita para fugir não só do calorão, mas também das aglomerações. Aproveite sua estada na cidade para degustar uma sublime e autêntica pizza italiana na Pierpaolo (o valor médio das pizzas é R$ 50; Avenida Frei Orestes Girardi, 1403, Vila Abernéssia; pierpaolo.com.br)

 

CAMPOS DO JORDÃO, SP – Museu de esculturas ao ar livre Felícia Leirner, ao lado do auditório Cláudio Santoro (Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880 - Alto da Boa Vista; museufelicialeirner.org.br).

 

MADRI, ESPANHA – Para fugir do calor extremo, não é necessário se refugiar no frio extremo, certo? À exceção da maioria das cidades europeias, Madri está entre as opções equilibradas do inverno no Hemisfério Norte, com termômetros que marcam mínimas de 7ºC a máximas nos 10ºC. Passeio imperdível: ver a pintura ‘Guernica’ de Pablo Picasso, entre outras obras de artistas modernos, no Museu Reina Sofia (Calle de Santa Isabel, 52; de segunda e sexta-feira, das 19h às 21h, sábados, das 14h30 às 21h, e domingos o dia todo, a entrada é grátis; demais horários, € 6; museoreinasofia.es).

 

PATAGÔNIA, ARGENTINA – O verão na Patagônia passa longe das altas temperaturas a que estamos acostumados e é perfeito para fazer cavalgadas, visitar os parques nacionais, observar a fauna local, navegar por glaciares e adicionar todas as demais atividades que couberem nos longos dias dessa época do ano.

 

Fonte: IG