Sindicato realiza a maior festa em homenagem às mulheres na zona leste de SP

07/03/2016


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou no último domingo, 06, a maior festa em homenagem às mulheres, no Parque do Carmo, na Zona Leste, em São Paulo. Mais de 100 mil pessoas passaram pelo parque no dia dedicado a estas guerreiras.

 

 “É um evento de cunho social para as mulheres, mães, jovens, desempregadas e chefes de família. Em um momento de crise, índices apontam que dos comerciários desempregados 60% são mulheres. Por isso, devemos cada vez mais realizar ações concretas para valorizar a autoestima da mulher e sua capacidade de poder enfrentar qualquer obstáculo para trabalhar, cuidar dos filhos e muitas vezes manter o sustento da família”, afirma Isabel Kausz, diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato.

 

 

Para Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo: "A partir deste ato, temos que desenvolver ações efetivas para acabar com a discriminação que existe em relação à mulher. Buscamos desenvolver ações de valorização cada vez mais ampliada para a mulher, seja no ambiente de trabalho, familiar ou na sociedade. A mulher é maioria e além da reflexão ao Dia Internacional da Mulher- historicamente considerado um dia de luta por melhores salários e direitos ao público feminino - é também um momento de exercício à cidadania, tendo uma série de atividades gratuitas voltadas à família. A responsabilidade social é uma das diretrizes que norteiam o movimento sindical. Quanto comerciários, vamos lutar por melhores salários, mais empregos e benefícios, sem esquecer  de lutar cada vez mais pela inclusão social e igualdade de direitos e gênero”.

 

 

No evento havia mais de 20 tendas espalhadas pelo parque, todas com serviços gratuitos . Logo na entrada estava a tenda com palestras do Instituto Mutare sobre prevenção da dependência química que ficou lotada durante todo o dia e também realizou sorteios. As mulheres ouviam com atenção como prevenir seus filhos das drogas e muitas, por já terem o problema na família, tiveram uma luz no final do túnel de como lidar com a situação. Como foi o caso da Silvana Patrícia Bezerra. “Esse assunto é do meu interesse porque tenho um filho de 15 anos e que já está descobrindo este mundo. É importante saber como lidar com o assunto e tentar ensinar a ele outro caminho. Tudo é muito fácil e acessível hoje em dia e isso me preocupa. O papel da família é importante. Vou ficar mais atenta”, disse a mãe que foi sorteada na palestra.

 

             

 

 “O Instituto Mutare foi gerado dentro da organização Sindical para que pudéssemos dar uma contribuição no sentido de melhorar o sofrimento das famílias e das pessoas diante deste problema que vem acabando com a organização familiar, que são as drogas. Nosso papel aqui hoje é ajudar na recuperação de pessoas usuários de drogas e realizar,  por meio de palestras gratuitas, um trabalho de prevenção e orientação para os dependentes e para a família. Com Instituto, queremos  resgatar sua integridade e recuperar essas pessoas para a sociedade, suas famílias e como cidadãos”,  afirma José Gonzaga da Cruz, o vice-presidente do Sindicato e presidente do Instituto Mutare, fundado há 3 anos pelo Sindicato e empresas parceiras do comércio. 

 

Para cuidar da saúde da mulher um espaço para fazer teste de glicemia, aferição da pressão, medição do IMC. Caminhando pelo Parque as mulheres também puderam fazer limpeza de pele, maquiagem, design de sombracelha, corte de cabelo além de spa das mãos, esmaltação, visagismo (consultoria estética) e massagem.

 

  

 

 

No local estava o Centro de Apoio do Trabalhador com recolocação profissional, a Delegacia da Mulher e o PROCON.

 

 

Com a intenção de ensinar uma fonte de renda para as mulheres tinham as tendas com oficinas de mosaico, mandala e de pão de mel.

 

   

 

 

 

E, as crianças se divertiram com atividades infantis promovidas pelo SESC e orientação para saúde bucal infantil.

 

  

 

O dia era para elas, mas toda a família aproveitou. “Trabalhamos muito e conviver diariamente com os filhos é um tarefa difícil. Quero sempre lutar por igualdade de salários, entre homens e mulheres, mas sem deixar de lutar pela família, pelos filhos e por mais tempo com eles”, declarou Naiane de Assis, que curtiu mais tempo com o filho Davi de 3 anos .    

 

A Festa também foi para celebrar a vitória. Gilmara Pereira, 59 anos, foi uma das mulheres homenageadas da festa. Ela descobriu e tratou um câncer de mama há 4 anos. “Hoje eu sou vencedora e por isso estou aqui para comemorar meu dia e minha luta contra o câncer. Estou aproveitando tudo. Já fiz o cabelo, as unhas, maquiagem e vou ficar linda para viver a vida”. 

 

 

 

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência dos Comerciários de São Paulo fortaleceu a luta pela inclusão e promoveu na Tenda da Empregabilidade o ponto  de encontro de varias empresas oferecendo oportunidades para quem buscou inserção no mercado de Trabalho. “Empresas de todos os setores estão aqui realizando cadastro de currículos e oferecendo cursos gratuitos não só para as pessoas com deficiência, mas também para jovens, reabilitados do INSS e mulheres com idade mais avançada”, esclareceu Sônia Toledo Rodrigues, coordenadora da Secretaria. 

 

 

 

A Galera do Click - grupo de alunos de fotografia com Síndrome de Dow - também fez parte da festa. “O que é especial merece ser fotografado!”, foi com esse lema que os jovens fotógrafos registraram os melhores momentos no Parque. Na foto acima Rafaella, da Galera do Click, fez questão de tirar uma foto do Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah (centro).

 

 

O som da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo ecoou pelo parque e para completar o dia todos puderam aproveitar os shows com Ana Clara, Péricles e Mumuzinho.